O processo politico vai começar e também vai dispor mais uma grande oportunidade para aquele que é considerado a maior liderança politica da história de Ipecaetá o ex-prefeito Ailton Silva.
O “Velho do Chapéu de Coro” como é conhecido na cidade, apelido dado no período de campanha, quando ele coloca o chapéu de couro e vai para o campo passando dias e noites e só tira a couraça após a vitoria na urnas. Neste eleição de 2020, Ailton vai encarar mais um desafio, reeleger a prefeita Sueder Silva-MDB, que vem sendo muito bem avaliada pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo na cidade.
Nesta eleição, Ailton tem pela frente dois vereadores eleitos na sua base e que deseja ser candidato a prefeito, também tem o ex-prefeito Marcel Gomes, que até então está inelegível, pois alem de ter as contas reprovadas pelo TCM, também teve as contas de sua gestão rejeitadas na Câmara municipal, mas, que afirma ser pré-candidato a prefeito mesmo assim, e ainda tem o seu velho rival, que amarga sucessivas derrotas, Elcior Piaggio.
Na cidade não se fala em outra coisa a não ser de politica, a prefeita Sueder Silva em uma posição confortável, graças a seu empenho e parceria com o governo do estado, trouxe diversos programas e obras que contemplaram o município, dentre elas a BA 120 que era considerada a “estrada da morte” que se encontrava totalmente destruída e foi feita uma nova pista e bem sinalizada, outra obra importante foi o banho de asfalto que foi dado no centro cidade e no distrito do Cavunge.
Por outro lado, a oposição que agora conta com dois vereadores da base governista, terá que construir um discurso que supere o bom desempenho da atual gestão e apague a falta de ação do seus maiores lideres, como Elcior e Marcel, ambos vem em baixa desde que perderam a eleição em 2016, quando estavam no poder e foram rejeitados nas urnas (na época, Marcel era prefeito e disputou a reeleição e Elcior foi seu vice).
Agora, Ailton conta com o governo motivado por conta de uma administração bem avaliada, conta com um grupo forte e unido, tem o apoio do ex-vice-prefeito Besaliel Silva, e um grupo de lideranças ativos, atentos e dispostos a continuar no time de vitoriosos.
O Velho do Chapéu de Coro já avisou, “que venha o trator de esteiras”, pois é desse que ele gosta, “porque quebra e eu concerto”.