O líder da Federação PT, PC Do B e PV na Assembleia Legislativa, deputado Robinson Almeida, afirmou no lançamento oficial pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) dos 26 editais da Lei Paulo Gustavo, nesta quarta-feira (27), que a iniciativa “faz reparação com a cultura”, prejudicada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e pela pandemia do Coronavírus, e “fortalece a economia criativa em Salvador e na Bahia”. No evento, realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, o governador destacou que os editais vão destinar R$ 150 milhões para fomentar mais de dois mil projetos culturais em todos os 27 territórios de identidade do estado.
“A cultura, recentemente, foi dura e duplamente afetada pela pandemia e pelo desgoverno Bolsonaro, dois vírus que sufocaram esse bem imaterial importantíssimo para os baianos e brasileiros”, afirmou Robinson, pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PT.
“Salvador e a Bahia, que são potências da cultura brasileira e tem uma economia criativa, diversa e rica, se fortalecem com esse importante investimento, de R$ 150 milhões para nosso estado, garantido pelo governo do presidente Lula. Isso é fruto da parceria Bahia mais Brasil, do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, que vai gerar muito mais oportunidades de trabalho, de geração de renda para nossa gente através dessa valorização da nossa produção cultural”, enfatizou o deputado.
Os editais da Lei Paulo Gustavo reservam 50% das vagas para pessoas negras e 10%, para indígenas. As inscrições se iniciaram nesta terça-feira (26) e podem ser feitas até o próximo dia 25 de outubro, pelo site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Ascom