A Lecar, empresa brasileira de carros elétricos, cujo diretor-presidente é o empresário Flávio Figueiredo Assis, apresentou uma proposta ao Governo da Bahia para utilizar a fábrica da Ford em Camaçari. Com isso, a BYD passou a ter um concorrente na disputa pela complexo industrial da Ford.
Os veículos da Lecar estão em fase de desenvolvimento e homologação junto aos órgãos responsáveis. A empresa ainda está escolhendo o local para implantar a fábrica e Assis achou que a fábrica da Ford seria bom negócio, já que os valores envolvidos são atraentes.
O empresário visitou a fábrica para ver a possibilidade de comprar robôs e esteiras que estão desativadas para usar em sua futura montadora de carros elétricos. E descobriu que o aviso de chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia para a compra da fábrica estava aberto até esta quarta-feira (28) e achou que seria uma oportunidade para colocar instalar sua empresa na Bahia.
O chamamento, diz que a BYD manifestou interesse no complexo industrial de Camaçari, mas outros interessados podem manifestar interesse em relação ao imóvel. Então Assis apresentou uma proposta.
O dono da Lecar pretende adquirir o espaço para construir o futuro hatch elétrico da marca, que deve ter preço abaixo de R$ 100 mil.
A BYD já está ciente e prepara uma resposta oficial à investida da Lecar. Pessoas ligadas à montadora chinesa acreditam que nada irá mudar nas negociações, e que a estratégia de Assis é uma jogada de marketing.
A Lecar quer lançar um elétrico compacto, mas antes está previsto o lançamento de um sedã médio 459, que Assis espera lançar o primeiro modelo ainda em 2025. Veja o modelo do sedan da Informações do Bahia Econômica.