Grupamento Aéreo da PMBA já realizou 16 mil missões e salvou, diretamente, 907 vidas na Bahia.
Os 18 anos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER), comemorados nesta sexta-feira (8), foram destacados pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), que em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa, lembrou que a instituição é uma das unidades de segurança mais importantes e respeitadas do Brasil.
O GRAER foi criado em 8 de novembro de 2006, na gestão do governo Jaques Wagner (PT), com o objetivo de prestar suporte aéreo às operações de segurança pública em todo o território baiano. No documento, Robinson Almeida destaca que, com uma estrutura altamente capacitada e equipada, o grupamento tem desempenhado um papel fundamental no apoio às ações policiais, resgates e missões de defesa civil. O parlamentar enfatiza ainda que sediado em Salvador e com bases nas regiões estratégicas do Oeste e da Chapada Diamantina, o GRAER conta com uma frota composta por quatro helicópteros e um avião.
“Ao longo de sua trajetória, o GRAER realizou mais de 16 mil missões, acumulando 21 mil horas de voo. Além de auxiliar em operações de combate ao crime, a unidade tem se destacado em missões de resgate, realizando um total impressionante de 907 salvamentos diretos de vidas”, detalha Robinson Almeida.
“Este feito reflete não apenas a eficiência e o profissionalismo dos seus integrantes, mas também a dedicação de uma equipe altamente treinada, que tem se mostrado incansável em sua missão de salvar e proteger os cidadãos baianos”, enfatiza o deputado, na moção de aplausos.
No documento o parlamentar destacou a importância do trabalho do GRAER, enfatizando o compromisso da corporação com a segurança da população e a excelência na execução de suas operações. Robinson Almeida também lembra que, ao longo de 18 anos de atividade, a unidade manteve um índice de segurança operacional exemplar, sem registros de acidentes graves ou perda de aeronaves.
“Essa é uma das unidades mais respeitadas do país, e sua história é marcada pelo empenho, pela coragem e pela técnica de cada um dos membros da equipe. Eles não apenas garantem a segurança, mas também são responsáveis por momentos de esperança e alívio para milhares de baianos”, afirmou o legislador, que na moção também aplaude o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho, e o comandante do GRAER, Tenente-Coronel Carlos Victor Taranto Lima Braga Filho.
“O GRAER representa o símbolo de uma Polícia Militar que atua com coragem e dedicação, sempre pronta para atender aos chamados da sociedade, contribuindo com o fortalecimento da segurança pública e com o apoio também para a saúde pública”, concluiu Robinson Almeida.
Asco/ Daniel Ferreira