Publicidade
Publicidade

Deputado Robinson Almeida põe em xeque credibilidade de pesquisa do Economic; “vinculada a aliados de Zé Ronaldo”

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) pôs em xeque os dados da pesquisa do Instituto Economic, divulgada nesta quarta-feira (25), em que sugere liderança do candidato do União Brasil, Zé Ronaldo (UB), com 53,90% das intenções de voto. O estudo foi contratado pelo ex-candidato a vereador pelo PPS, da base de apoio de Zé Ronaldo, o jornalista Joilton Freitas. O instituto pertence a Amarildo Gomes, que também tem proximidade com o candidato do União Brasil, concorrendo cinco vezes à Câmara de Vereadores na cidade.

Joilton Freitas atuou como coordenador de comunicação da Câmara de Vereadores de Feira em dois momentos, entre 2006 e 2008, e em 2013, em articulações que teriam envolvido diretamente Zé Ronaldo, prefeito nos períodos citados. O legislativo na época também era presidido por vereadores do União Brasil (na época Democratas), Justiniano França e Alcione Cedraz.

“Os fatos sugerem que a credibilidade da pesquisa está em xeque, uma vez que tanto quem contratou quanto quem realizou o estudo tem vínculos com o candidato interessado na disputa”, avaliou Robinson Almeida.

“Essa parcialidade, naturalmente, pode influenciar o resultado, em benefício do candidato do União Brasil”, opina o parlamentar.

“Assim, seu resultado tem que ser encarado com ceticismo, já que a integridade dos dados não são confiáveis”, enfatiza o legislador.

Nos bastidores da política feirense, Joilton também é visto como um braço auxiliar de José Ronaldo na comunicação, seja prestando “consultoria” e dando “conselhos” ou fazendo uso do seu site Rotativo News e do programa de rádio em uma emissora local para atender possíveis interesses políticos do grupo liderado por José Ronaldo.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BA-09960/2024.

ASCOM

Compartilhe este artigo