Marte estará em uma posição especial neste domingo (12). O Planeta Vermelho vai atingir o perigeu, o ponto mais perto da Terra, fazendo ele parecer maior e mais brilhante.
Essa é uma oportunidade incrível para observar o nosso vizinho planetário. Durante o evento, o planeta vai passar a 0,64 UA de nós.
Marte orbita o Sol a uma distância média de 1,5 UA, e em seu apogeu (sua distância mais distante da Terra) atinge uma distância de 2,6 UA. A variação do planeta entre perigeu e apogeu é a maior do Sistema Solar.
Como observar Marte no Perigeu?
De acordo com o In The Sky, considerando o observador em Brasília, Marte estará visível por volta das 19h52, quando atingir uma altitude de 7° acima do seu horizonte nordeste. Ele então atingirá seu ponto mais alto no céu às 00h45, 49° acima do seu horizonte norte. Ele será perdido no crepúsculo do amanhecer por volta das 05h33, 8° acima do seu horizonte noroeste.
Mesmo em sua maior aproximação da Terra, nunca é possível distinguir Marte como mais do que um ponto de luz semelhante a uma estrela a olho nu. Mas, um binóculo já é suficiente para revelar o planeta como um disco de Luz. Agora, se quiser uma visão ainda mais clara, será preciso um telescópio.
Oposição do Planeta Vermelho
Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). Esse evento vai acontecer com Marte no dia 16 de janeiro.
Esse arranjo astronômico e o alcance do perigeu geralmente acontecem dentro de alguns dias um do outro. Eles não são simultâneos devido a Marte ter uma órbita achatada ou elíptica.
Na oposição, o brilho total do Sol ilumina a superfície do planeta vista da Terra, facilitando a observação. Diferente do perigeu, onde o astro aparece maior e mais brilhante.
Fonte Olhar Digital