A zona rural, em Feira de Santana, precisa de um local apropriado e mais próximo de sua moradia, para fazer reivindicações ao poder público. A sugestão do vereador Edvaldo Lima (MDB) foi relembrada por ele em pronunciamento na Câmara, esta semana, após sete anos do encaminhamento, por meio de indicação, ao Poder Executivo.
A proposta é de implantação de subprefeituras na sede dos distritos. “Em 2013, nesta tribuna, coloquei esta solicitação para que todos (os distritos) pudessem ser transformados em subprefeituras”, relembra Edvaldo, até aqui sem resposta.
A subprefeitura é importante sob vários aspectos, observa o vereador. “Se queima uma lâmpada em um povoado, por exemplo, o cidadão precisa vir até a cidade para solicitar pedir a troca. E leva-se seis meses ou até mais tempo para que o serviço seja feito”. Agora, o vereador está reapresentando a indicação dessa estrutura administrativa à Prefeitura. Ele entende que a medida significaria “liberdade e mais condição de solucionar problemas” para o povo da zona rural.
POLICLÍNICAS E UNIDADES DE SAÚDE
Em outras indicações ao Executivo, o vereador Edvaldo Lima propõe ao Governo Municipal a instalação de Policlínicas 24 horas e Unidades Básicas de Saúde em todos os distritos, “para que o cidadão que passe mal durante a noite não precise se deslocar cerca de 70 km, como o distrito de Jaguara, para vir à sede ser atendido. Se tiver uma policlínica na localidade, pode ser medicado lá mesmo”.
O vereador argumenta que não é fácil, a um pai ou mãe de família que tem filho doente em casa, precisar se deslocar para tão longe em busca de ser atendido na cidade. “A saúde tem que ir à população”.
O vereador fez indicações, individualmente, para cada distrito, mas, até agora, nenhuma foi atendida. No entanto, não perde a esperança: “Sabemos que nestes dias que faltam para a eleição não tem como fazer, mas o futuro Governo, creio, vai implantar as UPAs, policlínicas e subprefeituras em todos os distritos”.