Após ler uma matéria em suas mídias sociais que abordava a atividade dos vereadores em período eleitoral, a vereadora Aldney Bastos, Neinha (PTB), esclareceu o papel do vereador em fiscalizar as ações da prefeitura do município em que legisla, ao discursar na tribuna da Casa da Cidadania, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (10).
Ao criticar a matéria, Neinha Bastos reforçou que, como vereadora, deve acompanhar o andamento das obras e dos serviços oferecidos para a população, a fim de garantir o cumprimento das leis. “Antes do blog expor a figura pública de um vereador, primeiro, tem que procurar ver qual é o papel do vereador. O vereador vem para fiscalizar mesmo, ele tem que acompanhar”, explicou.
Em aparte, o líder da bancada governista – vereador Marcos Lima – concordou com a edil e reforçou que a fiscalização e acompanhamento das obras é uma das atribuições de um vereador. Também em aparte, a vereadora Cíntia Machado ponderou que, de fato, é proibido o comparecimento de candidatos na inauguração de obras públicas no período que antecede as eleições, entretanto, “ainda não há candidatura, então, não existe crime eleitoral em participar e fazer o trabalho do dia-a-dia”.
De volta com a palavra, Neinha Bastos repudiou a matéria e declarou: “eu não estou aqui brincando, não sou vereadora por status e beleza”, findou.