A vereadora Gerusa Sampaio (DEM), no uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (07), falou sobre a programação da cidade no dia 08 de Março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Esse é um dia alusivo às mulheres, dia de reflexão e de luta”, destacou a edil.
A vereadora salientou que a programação começará ainda pela manhã com uma caminhada, que sairá da Prefeitura Municipal de Feira de Santana às 8 horas. Ela pediu permissão ao presidente da Casa, o vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PHS), para chegar um pouco mais tarde à Câmara para que pudesse participar desta caminhada. “As mulheres que irão participar deste evento são mulheres aguerridas, que têm hoje um suporte bom da Prefeitura Municipal e em especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Quero ressaltar também o trabalho do Departamento da Cidadania, que trabalha com a inclusão não somente das mulheres, mas também dos homens”, lembrou.
Durante a programação haverá ainda uma exposição de mulheres produtivas, em especial as negras, que apresentarão seus trabalhos. A exposição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. “Ficamos felizes em ver que essa rede está envolvida em promover a cidadania”, completou.
Para finalizar o dia de comemorações acontecerá na Câmara Municipal de Feira de Santana uma Sessão Especial, onde cada vereador poderá homenagear a mulher que acha ser importante e que presta serviços relevantes para a cidade de Feira de Santana. A Sessão acontecerá às 19 horas, no plenário da Casa.
Ainda segundo Gerusa, é importante para as mulheres serem homenageadas, já que o homens se alegram muito com o que veem e as mulheres com o que ouvem. “Precisamos ouvir coisas boas para que não desanimemos em nossa caminhada. Em alguns momentos fraquejamos e temos que ter essa força da sociedade para que cada vez mais agucemos a nossa resiliência, nosso foco e nossa determinação”, aconselhou.
A edil relatou o trabalho do Centro de Referência da Mulher, onde há a Ronda Maria da Penha que está trazendo avanços através de uma equipe multidisciplinar para ajudar mulheres que estão em risco. “Eu encaminho diversas mulheres que precisam desse tratamento psicológico”, revelou.
Gerusa também destacou que é bonito que as mulheres alcancem degraus elevados através dos seus esforços, dos seus estudos, mas para isso é preciso o apoio da sociedade.
Dia Municipal do Homem
A vereadora ainda salientou que é preciso se criar o Dia do Homem, pois é ele quem faz a mulher feliz em uma espécie de troca. A vereadora fará isso através de um projeto de lei e colocará em apreciação na Casa. “O homem merece o seu dia”, finalizou.
Com informações da Ascom