No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária desta terça-feira (26), a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) convidou a população feirense para participar da programação do Outubro Rosa, movimento de ações preventivas para a saúde das mulheres. A edil destacou, ainda, a realização da campanha Novembro Azul, que visa incentivar a promoção da saúde dos homens.
“Feira de Santana não mede esforços para que estas campanhas aconteçam com plenitude. Convido a população a participar no dia 07 de outubro da ação que será realizada no estacionamento da Prefeitura com a divulgação do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), comemorado o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, cálculo de IMC, além de orientações, entrega de panfletos, exibição de vídeos educativos, atividades recreativas, dentre outras”, convidou.
A edil convocou a população para participar, ainda, do café da manhã que será realizado no dia 16 de outubro no CMPC para divulgação do início das triagens para exames preventivos e de imagem que serão disponibilizados a partir do dia 30 de outubro. “Os exames serão feitos todos os dias da semana, exceto aos sábados e domingos”, informou.
A vereadora parabenizou a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, pelo compromisso com a saúde da população feirense e informou que no Hospital da Mulher também serão oferecidos serviços especiais durante o Outubro Rosa para as funcionárias e parturientes. “Durante o mês de campanha, serão realizadas ações diversas como massagens, palestras e ações de incentivo à prevenção do câncer de mama”, anunciou.
Gerusa Sampaio destacou o avanço do Município na promoção de políticas públicas de fomento à saúde. “Dada à importância e articulação de projetos como estes, quero parabenizar aqueles que trabalham com tanta dedicação para realização destas ações. Cada vez mais, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul têm alcançado a população, oferecido auxílio efetivo e importante e todo o apoio ofertado a essas iniciativas é mais que justo”, afirmou.
Ascom com informações