Publicidade
Publicidade

Vereador Marcos Lima comemora iniciativa do Governo em benefício dos autistas

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

dsc_2960Em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (29), o vereador Marcos Lima (PRP) informou que o Governo Municipal vai realizar um censo para identificar o número de pessoas portadoras do transtorno de espectro autista em Feira de Santana, já que não existem dados oficiais referentes ao autismo na cidade.

“O prefeito José Ronaldo, no dia de ontem, anunciou o censo para fazer um levantamento sobre os autistas de Feira de Santana, bandeira essa que o vereador Nery, o vereador Marcos Lima e os demais vereadores sempre buscam aqui nesta Casa”, disse.

Em aparte, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) ressaltou que através desse censo será uma grande oportunidade para que, no próximo ano, seja votado o projeto de lei, de sua autoria, que prevê a gratuidade para portadores de autismo e seus acompanhantes no transporte coletivo de Feira de Santana.

Também em aparte, o vereador Welligton Andrade (PSDB), após parabenizar o prefeito pela iniciativa e o vereador Marcos Lima por trazer o assunto na tribuna, lembrou que o edil Isaías de Diogo (PSC), “também preocupado com a causa”, já propôs na Casa da Cidadania a criação do Dia Municipal do Autista.

Ainda fazendo uso do aparte, o vereador Alberto Nery (PT) ressaltou que esta semana inicia-se a Semana do Autista. Na sequência, ele disse que já apresentou  na Câmara um projeto de lei objetivando a inclusão social, mas não logrou êxito.

“Esse projeto se arrastou durante há algum tempo e terminou não sendo aprovado. É um tema importante, nós precisamos fazer inclusão social, iniciando por nossa cidade. E esse projeto foi à Secretaria de Educação, mas terminou não indo à frente. Então, nós gostaríamos de retomá-lo e fazer justiça, fazer inclusão social, porque nós sabemos o quanto sofrem as famílias que têm um filho autista e, para elas, será uma satisfação ter o seu filho incluído no convívio social”, pontuou.

Novamente com o uso da palavra, Marcos Lima afirmou que Alberto Nery foi um dos vereadores que mais defenderam a bandeira dos autistas, junto com ele, “buscando sempre o melhor para essa classe, que, realmente, estava esquecida em Feira de Santana, mas ontem foi lembrada”, comemorou, acreditando que através do referido censo o Governo Municipal adotará ações para atender melhor a população com autismo.

O edil lembrou  que no ano de 2014 fez uma indicação ao prefeito José Ronaldo de Carvalho para que fosse viabilizada a construção de um Centro de Apoio Especializado para os Autistas.

Com informações da Ascom

 

Compartilhe este artigo