A população feirense em busca de atendimento médico está tendo muita dificuldade em conseguir marcar exames e consultas através do aplicativo Feira Conectada, plataforma criada pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento desses serviços. Este foi o tema de um pronunciamento da vereadora Lu de Ronny (PV), hoje (12), na Câmara. Segundo ela, inúmeras reclamações foram encaminhadas por usuários do SUS ao seu mandato. A parlamentar solicitou uma intervenção do titular da pasta, secretário Rodrigo Matos, no sentido de evitar maiores prejuízos às pessoas que necessitam de tratamento.
“Queremos saber se está sendo tomada alguma providência, pois há usuários que não tem internet. Outros, nem sabem ou não conseguem acessar a plataforma, por exemplo”, alertou. Enfermeira comprometida com a defesa da saúde pública no Legislativo, Lu de Ronny manifestou preocupação com o risco de ocorrer piora nas condições de quem não está conseguindo realizar marcações de fisioterapia, ultrassom e outros.
“A questão é que, enquanto o tempo vai passando, sem resolução, as pessoas podem ver suas comorbidades piorarem. E isto precisa de um posicionamento do Governo, até para ver como viabilizar os serviços”, sugeriu, acrescentando que o aplicativo registra problemas desde a gestão do ex-prefeito Colbert Filho.
No início desta semana, lembrou o membro da Comissão de Saúde da Câmara, Eli Ribeiro (Republicanos), o secretário Rodrigo Matos chegou a ser questionado sobre o assunto durante uma reunião. O dirigente teria garantido estar ciente das deficiências com o Feira Conectada.
“Neste encontro que tivemos com ele, reconheceu que há problemas constantes. No entanto, nos garantiu que está trabalhando na resolução”, disse o vereador.
Líder do Governo na Casa, José Carneiro (UB), atestou a pertinência da discussão sobre dificuldades de acesso à plataforma. E também assegurou que o atual secretário da Saúde, já está providenciando as formas possíveis para resolver. “Ainda hoje, manterei contato com ele no intuito de trazer uma posição mais clara para os senhores e a nossa população”, afirmou.
Foto: Izinaldo Barreto / Secom FSA