Promoção do desenvolvimento e da paz social, defesa do território nacional, comprometimento com o cidadão. São muitas as atribuições do Exército Brasileiro, uma instituição que completou 377 anos no dia 19 passado, cujas origens remontam a 1648, com a união de brasileiros de diferentes origens – indígenas, negros e brancos – nas Batalhas dos Guararapes, em Pernambuco, para defender as terras brasileiras do invasor estrangeiro. Parte dessa história foi contada na noite desta quarta-feira (23), na sessão solene comemorativa da data, na Câmara Municipal.
“O nosso lema Braço Forte, Mão Amiga traduz com perfeição a essência dessa força”, disse o Tenente Coronel Cristiano Garcia Guedes, comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, sugestivamente denominado de “Sentinela do Sertão”. Ele destacou os ex-combatentes e citou Antônio Luiz Sampaio Gomes, o Capitão R2 Sampaio, falecido em janeiro deste ano, pelo espírito de dedicação, compromisso e amor. “Somos homens e mulheres que vivem, trabalham e se dedicam ao Brasil, levando do lado esquerdo do uniforme a Bandeira Nacional e do mesmo lado, no coração, o orgulho de ser brasileiro”, enfatizou o comandante.
A oportunidade de celebrar a data, para o vereador Pedro Américo (Cidadania), autor da proposta, junto com o presidente da Casa, Marcos Lima (União Brasil), é motivo de orgulho e satisfação. “O 35º BI em Feira de Santana estrategicamente contribuiu com o desenvolvimento e fortalecimento de nossa sociedade. O Sentinelas do Sertão é muito mais do que uma força armada, mas um símbolo de compromisso e disciplina”, afirmou. Ele também ressaltou o papel da instituição no acolhimento de jovens estudantes, solidariedade em situações de calamidade e projetos sociais diversos.
O papel do Exército foi mostrado em vídeo, antes da homenagem a 14 pessoas, dentre as quais ex-pracinhas e familiares de ex-combatentes, que receberam brindes e certificados. No clima festivo, com a participação da Associação dos Eternos Sentinelas do Sertão, o presidente do Legislativo foi agraciado pela Associação dos Reservistas do Exército de Feira de Santana ( AREFAS), com um kit de sobrevivência (cantil, lanterna, isqueiro, abridor de lata e garrafa). Ao agradecer a iniciativa da entidade, ele enalteceu a importância do Exército para a sociedade e destacou que a Câmara Municipal tem o dever de registrar o aniversário de fundação da instituição.
ASCOM