Publicidade
Publicidade

Sessão solene marca os 90 anos do Gastão Guimarães

Osvaldo Cruz
4 Min Leitura

19Música, poesia e muita emoção marcaram, na noite desta quinta-feira (1º), os 90 anos de fundação do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), na Câmara Municipal. A iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Reinaldo Miranda Vieira foi compartilhada por professores que fizeram e fazem a história da instituição de ensino, autoridades e representantes de todos os segmentos da sociedade.

O clima especial começou com a chegada dos convidados, dentre eles a filha de Gastão Guimarães, professora Niá Guimarães, que foram brindados com a interpretação do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar. Os alunos Luciano Pereira e Jéssica Alves também emocionaram o público apresentando um cordel em homenagem à escola, que teve o próprio o hino executado por Denise Ferreira Santos, aluna de música da UEFS.

Na saudação aos convidados e representantes do IEGG, o vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho destacou o projeto educacional diferenciado implantado há 90 anos e que vem se modernizando ao longo do tempo. “Hoje é classificado como instituição de porte especial, com mais de 2.300 alunos”, frisou. Segundo o presidente, o compromisso com a educação e a gestão participativa garantem a permanência do Gastão Guimarães na história de Feira de Santana.

Foi exatamente a história do estabelecimento de ensino criado como Escola Normal em 1926 o tema da palestra da professora Dulcinea Cerqueira Barros, ex-aluna e membro do corpo docente da unidade de ensino desde 2006. Ela falou sobre as várias fases do Instituto de Educação, incluindo as reformas e denominações variadas, até chegar ao prédio construído em 1956, “em uma região bucólica da cidade, que ainda hoje mantém diversas árvores frutíferas”.

A palestrante lembrou que a edificação escolar foi construída “observando as melhores especificações arquitetônicas da época”, mas a sua grande importância deve-se ao modelo de ensino mantido ao longo dos anos. Para destacar a posição de referência do Instituto Gastão Guimarães no cenário educacional de Feira de Santana, a professora apresentou trecho de um texto de autoria do ex-diretor Dival da Silva Pitombo, que afirmava que o Instituto “não era uma escola como as outras”.

A formação de educadores sempre foi a principal característica do Gastão Guimarães, conforme citou a diretora Alfreda Neta Xavier, em um emocionante discurso de agradecimento pela homenagem à instituição de ensino, “por onde passaram homens e mulheres valorosos, que com seu saber e dignidade pessoal contribuíram para preservar os ideais de seus fundadores”, como afirmou. Alfreda citou nominalmente todos os ex-dirigentes, inclusive Gastão Clóvis de Souza Guimarães, que empresta seu nome à casa de ensino.

A mesa de honra da prestigiada sessão foi composta pelo presidente Reinaldo Miranda, que ao usar a tribuna para saudar os convidados foi substituído pelo 3º vice-presidente Isaías dos Santos; o secretário municipal de Governo Paulo Aquino, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Coronel Adelmário Evangelista Xavier, comandante do Policiamento Região Leste da Polícia Militar; professora Alfreda Neta Xavier, diretora do IEGG; professor Ivanberg dos Santos Lima, diretor do Núcleo Territorial de Educação NTE 19; e a palestrante da noite.

 Ascom

 

Compartilhe este artigo