Disseminar conhecimentos e fortalecer ações positivas em defesa da natureza, harmonizando os interesses social, econômico e ambiental. Essa é a proposta da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), que comemorou um ano de fundação nesta sexta-feira (10), em uma sessão especial na Câmara Municipal. A ideia é resgatar os saberes locais para a preservação global.
Ao abrir a solenidade, o vereador Roberto Tourinho lembrou que a Constituição Federal de 1988, artigo 225, estabelece que “todos têm o direito ao meio ambiente e o dever de preservá-lo”, colocando todos os cidadãos como “vigilantes do meio ambiente”. Ele destacou que Lembrou que Feira de Santana sedia a primeira entidade do gênero no Nordeste, a terceira no Brasil e a sétima do mundo e fez referência especial a Sérgio Carneiro, “pela visão de futuro e compromisso claro com a defesa do meio ambiente”.
Responsável pela realização da sessão especial, Tourinho ressaltou a proposta da entidade de construir um modelo de educação para a sustentabilidade, onde crescimento e desenvolvimento estejam harmonizados com a preservação do meio ambiente. O vereador alertou que “às vezes o poder econômico esmaga as iniciativas de preservação ambiental”. Por isso a importância da contribuição dos educadores e voluntários.
“A UNAMACS chega com uma proposta inicial para a terceira idade”, disse Erika Teles Mineiro, gestora e educadora ambiental da entidade, que destacou o trabalho realizado pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), mantida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ela falou sobre a história desse primeiro ano de trabalho, que é focado em três pilares: formação, pesquisa e extensão. “Tudo é feito de forma compartilhada”, enfatizou.
Nem só de meio ambiente vive a UNAMACS. Dentre as atividades realizadas pela entidade estão cursos de primeiros socorros, apicultura, resíduos sólidos, biofertilizantes, recomposição ambiental, preservação ambiental e compostagem. Durante a apresentação, Erika Teles falou das parecerias e citou o curso do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), realizado na Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), por meio do Colegiado de Engenharia Ambiental.
Os resultados já podem ser contabilizados em números. São 3.503 pessoas qualificadas, 26 cursos de extensão 19 oficinas socioambientais, 24 palestras e participações em eventos. Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos e os professores, voluntários. “A UNAMACS já está rendendo frutos e a tendência é crescer”, atestou Elizângela Maria de Lucena, gestora da entidade. “A cidade precisa de ações que tenham resultados”, disse Elizângela, agradecendo as parcerias.
Há quatro meses à frente da Secretaria Municipal de Meio de Ambiente, Arcênio José Oliveira disse que a UNAMACS foi um presente para Feira de Santana. Ele destacou o empenho de todos que constroem a entidade no dia a dia e os órgãos parceiros que atuam para consolidar as ações desenvolvidas. Sobre a estrutura e o histórico da Universidade, elogiou as apresentações das gestoras Erika Teles e Elizângela Lucena.
Ninguém melhor do que Sérgio Carneiro, municipal de Meio de Ambiente e idealizador da UNAMACS, para contar a história da entidade, cujo projeto trouxe brilho aos olhos desde o início. Dele e das educadoras ambientais que ainda mantêm o mesmo entusiasmo. Sérgio disse que as pessoas geralmente associam o termo Universidade ao sentido lato sensu, mas esclareceu que não há exigência de nível escolar. “Todos podem participar”, informou.
Também se pronunciaram durante a sessão especial Deodato Peixinho, diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Paulo Santos, idealizador e fundador do Ecobairros; e Sérgio Aras, diretor de Formação e Capacitação da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Todos falaram do crescimento das ações socioambientais a partir da fundação da entidade em Feira de Santana.
A sessão foi presidida pelo vereador Roberto Tourinho, que compôs a mesa ao lado de Arcênio José Oliveira, secretário municipal de Meio de Ambiente, representando o prefeito Colbert Martins da Silva; Tenente Gabriel Barbosa de Oliveira , representando o Tenente Coronel Janilson Campos Teixeira, comandante do 35º Batalhão de Infantaria; Erika Teles Mineiro e Elizângela Maria de Lucena, gestoras da UNAMACS; e Sérgio Carneiro, ex-secretário municipal de Meio de Ambiente e idealizador da UNAMACS.
Ascom/Madalena de Jesus