Publicidade
Publicidade

Projeto propõe nova honraria à presidente do Núcleo Odungê

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

A Presidente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola – Odungê, Maria de Lourdes Santana, poderá receber mais uma homenagem da Câmara Municipal de Feira de Santana. Em tramitação na Casa da Cidadania, o Projeto de Decreto Legislativo nº 38/2024 concede a Medalha Liberdade e Cidadania para uma das principais lideranças da cultura negra no município. Com o parecer favorável da comissão especial formada para analisar a proposta, o projeto – de autoria do vereador José Carneiro (UB) – deve ser votado nas próximas sessões.

 

Natural de Feira de Santana, a homenageada começou sua atuação social em 1975, aos 16 anos, em iniciativas realizadas em colégios e eventos voltados para a assistência social, informa a justificativa da proposta. Ao longo de sua vida, esteve sempre envolvida em atividades sociais, especialmente nas áreas de cultura e educação. Desta forma, construiu uma ampla carreira e extenso currículo no âmbito cultural.

 

Produtora cultural, ela também já atuou como modelo e dançarina afro. Engajada nas causas sociais e de luta pela resistência negra, fundou, em 1980, o Odungê. A entidade, sem fins lucrativos e que não possui cunho político-partidário e religioso, tem como objetivo promover e executar ações de valorização e reconhecimento da cultura negra. Através desta instituição, participou da organização e promoveu diversos eventos voltados ao debate da igualdade racial, assistência social, políticas públicas para mulheres e outros. Além disso, elaborou minutas para a criação de diversas leis municipais.

 

A atuação de Lourdes Santana ainda se estende aos diversos conselhos em que atuou, como o que faz a Defesa dos Direitos da Mulher. Nestes órgãos governamentais, ela pôde desempenhar funções relevantes no desenvolvimento e fiscalização das políticas públicas e execução de leis municipais. Essas e outras atividades já renderam à ativista cultural a concessão da Comenda Maria Quitéria pela Casa da Cidadania e da Medalha Princesa do Sertão – aprovada recentemente pela Câmara. Agora, Lourdes Santana poderá receber uma Medalha voltada aos cidadãos que tenham prestado relevantes serviços no âmbito da defesa da Constituição, das Instituições Democráticas, das Proteções aos Direitos Humanos e a Promoção aos Direitos das Minorias.

Ascom

Compartilhe este artigo