Os jovens a partir de 18 anos, cadastrados no CadÚnico, poderão obter a primeira habilitação de forma gratuita por meio de programas do Governo do Estado. A informação é do vereador Professor Ivamberg (PT), que falou, na sessão desta quarta (26), sobre a sanção das leis que criam os programas CNH da Gente e CNH na Escola pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O objetivo, conforme o parlamentar, é ampliar o acesso dos jovens ao serviço, cujo custo médio atualmente é de R$ 4 mil.
Professor Ivamberg destaca que a iniciativa beneficiará mais de 10 mil jovens baianos que, muitas vezes, não têm condições de arcar com as despesas da primeira habilitação. “Em uma família que recebe um salário mínimo, por exemplo, o sacrifício para tirar a carteira é imenso”, pontuou. Ele também ressaltou que os programas contribuirão para a inserção desses jovens no mercado de trabalho, já que muitas vagas exigem a CNH nas categorias A ou B como pré-requisito.
O vereador Eli Ribeiro elogiou a iniciativa e sugeriu que os exames exigidos para obtenção da habilitação sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que essa etapa também representa um custo elevado para os candidatos.
ASCOM