Feirense, Maria Cristina Rosa Ribeiro integra uma grande família, em todos os sentidos. Tem 17 irmãos, sete mulheres e 10 homens, e uma filha, Maria Cristina Rosa Gomes. A sua trajetória profissional tem no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) a maior referência. A odontóloga foi a grande homenageada na noite da ultima quinta-feira (27), quando recebeu a Comenda Doutor Gastão Guimarães na Câmara Municipal.
Coube ao vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha da Conceição), autor da homenagem, falar da história de vida de Cristina Rosa, que além dos mais variados cargos no HGCA, atuando em praticamente todos os setores, teve passagem marcante também na Secretaria Municipal de Saúde. Dentre as funções, chefe da Divisão Odontológica, gerente da Policlínica do George Américo e hoje dentista clínica do CEO.
“Nossa agraciada é bastante religiosa e escreve poesias”, disse o vereador, destacando a sua humildade e simplicidade que conquistam as pessoas e fazem jus a muitos títulos e prêmios recebidos ao longo da trajetória profissional. Segundo Lulinha, a história da homenageada “está enraizada no cenário de Feira de Santana, pela permanente disponibilidade em servir e defender a todos”.
Desligada da Enfermagem desde quando passou a se dedicar à Odontologia, Cristina Rosa fez um discurso emocionado e pontuado pela gratidão. Definindo-se como uma pessoa que gosta de gente, ela agradeceu a Deus e à família, citando os pais, “maiores referências” e a filha, “o xodó”. Não à toa recebeu a honraria que homenageia o médico Gastão Guimarães cercada de familiares e amigos.
A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito Colbert Martins da Silva; a homenageada e sua filha.
Ascom