Publicidade
Publicidade

Nos 90 anos do voto feminino, pesquisadora da UEFS é homenageada pela Câmara com cidadania feirense

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

No dia em que a conquista do voto feminino completou 90 anos, a pesquisadora e professora de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Elizete da Silva, tornou-se a mais nova cidadã feirense. A outorga do Título ocorreu em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana na noite de quinta-feira (24). O evento foi proposto pelo vereador Professor Ivamberg (PT) por meio de requerimento aprovado pela Casa.

Natural de Muritiba, no recôncavo baiano, Elizete da Silva passou a compor o quadro de docentes da UEFS em 1978. Em 2007, a professora mudou-se definitivamente para Feira de Santana, residindo no bairro Conceição I. Atuando principalmente no campo da História das Religiões, a pós-doutora afirma que sua trajetória profissional e acadêmica é voltada, especialmente, para a defesa da educação pública de qualidade, da diversidade religiosa e do respeito a todas as formas de religião e religiosidades que compõem a sociedade brasileira.

Ao receber a honraria, ela externou a emoção de se tornar conterrânea de militantes feirenses que pleitearam, principalmente, pelas causas da liberdade e direitos humanos. Maria Quitéria e Lucas da Feira são duas das personalidades citadas por Elizete da Silva, que destaca a contribuição destes cidadãos na Guerra da Independência do Brasil e na luta pela “libertação do povo preto e escravizado”, respectivamente.

“A sua vida e a sua obra são verdadeiros legados que serão usufruídos pela geração presente e, principalmente, pelas futuras gerações, que irão experimentar do rico conhecimento que acumulou durante uma vida inteira”, disse o Professor Ivamberg. Ao enaltecer a carreira da pesquisadora em Feira de Santana, o vereador destacou que Elizete da Silva é uma intelectual muito respeitada no meio acadêmico e tem seu reconhecimento consolidado pela sociedade feirense. “Hoje, os filhos de Feira de Santana a adotam como membro desta grandiosa família com mais de 700.000 mil habitantes”.

A solenidade foi conduzida pelo vereador proponente do evento, Professor Ivamberg (PT). Ao seu lado, compuseram a Mesa de Honra os vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL) e Lú de Ronny (MDB); o reitor da (UEFS), Evandro do Nascimento Silva; a pró-reitora da instituição, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas e a homenageada da noite, Elizete da Silva.

Ascom

Compartilhe este artigo