O vereador Isaías de Diogo (PSC), em seu discurso na manhã desta quarta-feira (31), na Casa da Cidadania, repercutiu uma matéria publicada no site Rota da Informação intitulada “Agentes de saúde ganham diárias de 300 reais”, informando que agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebem estes valores para fazerem o trabalho que os agentes de endemias fazem.
Isaías destacou que está vereador, mas que é agente de endemias de profissão. Disse que fez essa mesma denúncia no ano passado e esperava que mudanças acontecessem, mas até agora nada foi feito.
Sobre o trabalho da categoria, o edil informou que o agente de endemias vai à comunidade para realizar procedimentos, mas muitas vezes não encontram os moradores, que só estão nos finais de semana. Porém, nestes dias quem realiza esse trabalho é o agente de saúde da Funasa.
“Esse pessoal da Funasa ganha R$ 300 por dia, enquanto o agente de endemias ganha líquido R$ 1.200,00 por mês. Muitos estão com o nome no SPC. Este salário não é suficiente para o profissional sobreviver. Peço a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que selecione e faça um rodízio entre os agentes de endemias e utilize este dinheiro com a categoria, ao invés de solicitar dos agentes da Funasa a realização do trabalho”, pediu.
Isaías disse que estava sendo cobrado pelos colegas, que não poderia ser omisso e por isso estava abordando o tema na tribuna da Casa. “Já recebi em minha casa agentes da Funasa, mas gostaria que fossem os agentes de endemias. Está aqui a minha solicitação à secretária Denise”, registrou.
Com informações da Ascom