Na manhã de segunda-feira (14), o vereador Eli Ribeiro (PRB) ocupou a tribuna da Casa da Cidadania para ressaltar a importância da conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Eu subo nesta tribuna para falar sobre uma doença silenciosa que tem matado os homens, que é o câncer de próstata. Por que isso tem acontecido? Porque existe o velho tabu: o homem não gosta de ir ao médico, apesar das campanhas, apesar do incentivo. Mas eu não tenho problema com isso, todo ano faço meu checape, faço os exames que tenho que fazer”, afirmou.
Em aparte, o vereador Justiniano França (DEM) informou que as estatísticas demonstram que na cidade de Feira de Santana ampliou o número de casos de câncer de próstata.
Em consonância com Eli Ribeiro, o democrata ressaltou a importância de os homens buscarem informações e se submeterem a exames periodicamente. Justiniano contou que na sua família várias pessoas tiveram câncer de próstata, inclusive ele, dois irmãos, um tio e o pai, que faleceu em virtude de a doença não ter sido diagnosticada em tempo hábil.
Novamente com o uso da palavra, Eli Ribeiro destacou uma matéria do jornal Folha do Estado intitulada “Câncer de próstata”, que informa que casos da doença em Feira de Santana cresceram 400% em um ano. “No ano passado foram computados em torno de 30 homens em tratamento contra a doença, já em 2016 o número já chega a 155 pacientes”.
Ascom