Publicidade
Publicidade

Comissão de Saúde visita HGCA e vereadores saem otimistas com diálogo entre Estado e Município

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

“Propostas boas podem vir”, afirmou hoje (24) o presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto da Câmara de Feira de Santana, Lulinha da Gente (UB), após reunião, pela manhã, entre integrantes do órgão legislativo com a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A visita dos vereadores à unidade hospitalar foi para tratar de vários temas relacionados com o atendimento médico de alta complexidade no município, a exemplo do sistema de regulação e da superlotação do HGCA, que faz com que pacientes tenham de aguardar por muito tempo em busca de um leito.

O presidente da Comissão esteve acompanhado do seu vice, Jorge Oliveira (PRD), e dos membros Luiz da Feira (PP) e Eli Ribeiro (Republicanos). Eles foram recebidos pela diretora geral Cristiana França e por vários integrantes da gestão do maior hospital estadual no interior do Estado. “Ela nos falou, mas não pôde detalhar agora, que conversas estão havendo entre o Município e o Estado. Ficamos muito felizes com as informações da parceria que já está existindo junto às secretarias de Saúde, estadual e municipal, mais a administração do Clériston. Quem vai ganhar com isso é Feira de Santana”, disse Lulinha, bastante otimista.

Cristiana explicou, de acordo com o vereador, sobre as dificuldades na regulação de pacientes e no atendimento em cirurgias de ortopedia, dois grandes problemas da saúde pública nesta cidade. Os serviços de angiologia e de neurologia, outros gargalos, foram mencionados na reunião. A diretora chamou a atenção para a necessidade de que seja aprimorado o atendimento na rede básica de saúde, pela Prefeitura, bem como a assistência nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s) e policlínicas municipais. Ela esclareceu que a policlínica do Estado, em funcionamento ao lado do Clériston, tem gestão independente, não sendo responsabilidade do hospital.

Agradecido pela “maravilhosa recepção”, Lulinha disse estar confiante em que as melhorias na rede de saúde venham a acontecer, “pois são muito grandes as demandas”. Independentemente de cor partidária, ele disse, as conversas institucionais precisam ocorrer. Segundo o vereador, o governador Jerônimo Rodrigues tem um “carinho maior pela cidade e certamente está determinado a atender a nossa população”.

O vice-presidente da Comissão de Saúde e os membros, Luiz da Feira e Eli Ribeiro, também deixaram o HGCA satisfeitos com as explicações e ansiosos pelo resultado das conversas mantidas entre gestores do Município e do Estado. “Estamos cumprindo o papel que compete a esta comissão. Estivemos com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e agora com a direção do HGCA, defendendo os interesses do nosso povo”, disse Jorge Oliveira.

ASCOM

Compartilhe este artigo