A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou na manhã desta quarta-feira (15), a proposta de emenda nº 109/2017, que altera o artigo 50, da Lei Orgânica do município, permitindo a reeleição da Mesa Diretiva. A proposta é de autoria do vereador Isaías de Diogo (PPS) e foi aprovada por maioria em primeira discussão.
De acordo com a redação da proposta, “no primeiro ano de cada Legislatura, a Câmara Municipal, composta pelos membros eleitos na última eleição, reunir-se-á no dia 1º de janeiro, para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito e eleger sua Mesa Diretora para o mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para os mesmos cargos na eleição subsequente para mais um mandato”.
Não tem como não ligar a aprovação do projeto ao poder de convencimento do edil Reinaldo Miranda- Ronny (PHS), que ocupa o cargo de presidente do legislativo feirense, visto que, quando foi eleito para o cargo pela primeira vez em 2015, foi apresentado e aprovado um projeto que permitia a reeleição para presidente da Câmara e em dezembro de 2016, o direito foi retirado através de outro projeto de lei. No entanto, Ronny foi novamente eleito em 2017, para presidir a casa e nesta quarta-feira (15), foi aprovado por maioria dos edis outro projeto de lei garantindo a reeleição de presidente.