Publicidade
Publicidade

Câmara aprova dois empréstimos no valor de U$$ 317,5 mi à prefeitura

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura

001A Câmara de Salvador aprovou, na tarde desta quarta-feira (16), pós-feriado da Proclamação da República, duas matérias autorizando a prefeitura de Salvador a pegar dois empréstimos aos bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O total do dinheiro que será alocado nos cofres municipais é o de U$$ 317,5 milhões.

O assunto dividiu as duas bancadas. O núcleo da oposição votou contra. Argumentou que foi dado um “cheque em branco ao prefeito”, visto que havia ausência de conteúdo como no Plano Plurianual de Ação (PPA).  Os governistas, responsáveis pela aprovação, comemoram.

Sobre os empréstimos — O empréstimo do BIRD é do US$ 250 milhões destinado ao projeto Salvador Social. De acordo com a mensagem 13/16 do prefeito, o Projeto Salvador Social a que se destinam os recursos da operação de crédito, “tem por objeto intervenções no Município buscando o enfrentamento dos problemas sociais da nossa Cidade e a ampliação do acesso à educação, saúde e assistência social às comunidades carentes com intuito maior de reduzir a pobreza, vulnerabilidade e a desigualdade social, meta inclusive, do Planejamento Estratégico de Salvador”. Na área de educação as cifras podem ser aplicadas em expansão de creches e escolas, por exemplo e na saúde um dos focos é o atendimento e urgência e emergência.

Já o crédito do BID destina US$ 67.500.000,00 para o projeto chamado de “Novo Mané Dendê”, inserido no programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador. De acordo com os vereadores governistas, o aporte financeiro seria utilizado nas áreas da infraestrutura e desenvolvimento da região do Rio Mané Dendê. As regiões que devem ser afetadas são o Subúrbio, como Alto da Teresina, Rio Sena, Ilha Amarela, Plataforma, Itacaranha e Alto do Cruzeiro.

Bocão News

 

Compartilhe este artigo