Preocupada com a situação dos alunos em vulnerabilidade, a vereadora Eremita Mota (PSDB) comentou sobre a insistência do Ministério da Educação em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mesmo com o país vivendo uma pandemia grave com o coronavírus. O discurso da vereadora aconteceu na manhã de quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Feira de Santana.
“Muitos estudantes estão preocupados, principalmente aqueles de escolas públicas. Vi na internet muitos depoimentos de alunos até mesmo da zona rural que são contra a decisão do MEC de realizar o ENEM. Com a suspensão das aulas desde março os estudantes não estão em sala de aula. As aulas estão acontecendo online, mas muitos não têm como acessar a rede”, afirmou a vereadora.
Com o avanço da pandemia, muitos casos têm sido confirmados em todo o país e já são mais de 12 mil mortos e não se sabe qual será o futuro. A educação está acontecendo a distância. Os alunos de escolas particulares têm condições de acompanhar as aulas pela internet, mas os alunos em vulnerabilidade e de escolas públicas não tem. “Vi um vídeo de um aluno da zona rural sem conseguir acessar a internet que era lenta. Eles precisam continuar em isolamento social e preocupados com o sustento de sua família. É um absurdo que isso aconteça”, lamentou.
Finalizando seu discurso, Eremita pediu mais compreensão do Governo Federal com essa situação grave de injustiça no ensino brasileiro. “O ENEM está mantido. As provas acontecerão no dia 1º e 8 de novembro na versão presencial e na versão digital acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro. Como presidente da Comissão de Educação e Cultura desta Casa não poderia deixar de registrar a minha tristeza com a falta de sensibilidade do Poder Público. Fui aluna de escola pública e sei que todos os alunos querem participar deste exame com mais justiça”, disse.
As inscrições para o ENEM começaram na última segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas, correios ou pela Internet.
Ascom Vereadora Eremita Mota (PSDB)