A manhã desta quinta-feira (12) foi marcada pela sessão solene de outorga do Troféu Arnold Ferreira Silva, no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana, em homenagem aos profissionais e veículos da comunicação que tiveram destaque na cobertura das atividades legislativas durante o ano.
De acordo com a votação realizada no dia 26 de novembro, pelos vereadores da Casa, a homenagem para a TV Aberta foi concedida à TV Subaé, enquanto a jornalista Madalena Braga, do referido veículo, foi eleita como melhor repórter do segmento. A TV Caldeirão foi a escolhida na categoria TV Web, e Josse Paulo Pereira Barbosa, o Paulão, deste mesmo veículo, venceu como melhor repórter do segmento. A Rádio Sociedade News FM foi eleita na categoria Rádio e o repórter Framário Mendes, da Rádio Subaé AM, recebeu o Troféu como destaque do setor.
Quanto à mídia impressa, o jornal diário Folha do Estado foi o veículo mais votado e o jornalista Walace Almeida, foi eleito como melhor repórter. No segmento jornalismo da internet, o site Bahia na Política foi o mais votado. Já Anderson Dias, do site Política in Rosa, foi eleito o melhor repórter da categoria. A Rádio Digital H1 foi a mais votada deste seguimento, e o seu repórter, Edicarlos Silva, o Bomba, foi o mais votado na categoria citada.
O membro da Comissão Especial para a apuração dos votos, vereador Alberto Nery, expressou a grande satisfação de entregar a honraria para os profissionais que “nos aproximam dos cidadãos” e exercem a função jornalística em meio as ameaças contra a liberdade de imprensa e expressão. Enquanto, o presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, revelou a importância das críticas construtivas veiculadas nestes meios de comunicação para a reflexão e empenho do homem público.
O Secretário Municipal de Comunicação, Valdomiro Silva, teceu um belo discurso sobre os processos jornalísticos, reforçando a importância da apuração dos fatos e pluralidade de fontes, a fim de evitar falhas e notícias falsas que causem danos – às vezes irreversíveis – para as pessoas envolvidas. O jornalista parabenizou a todos os homenageados e aconselhou: “tenhamos os vereadores, senão como amigos, mas, como autoridades que representam parcelas da sociedade”.
Ao subir à tribuna, Madalena Braga agradeceu a todos os vereadores por lhe conceder a honraria pela quarta vez e mencionou a sua paixão pela carreira que optou por seguir há 27 anos. Em nome da TV Subaé, a jornalista reforçou o compromisso em apontar e denunciar os problemas que afligem a sociedade sem abrir mão da imparcialidade. O diretor da TV Caldeirão e repórter do segmento homenageado, Josse Paulo Pereira Barbosa, agradeceu a Deus e aos seus familiares pelo “momento ímpar” em sua vida. Ele frisou que a rede de comunicação da qual faz parte, busca lutar em defesa da população que sofre com os problemas de uma sociedade “discriminatória”.
O presidente da Fundação Santo Antônio, Frei José João Monteiro Sobrinho, convidou todos os presentes a refletirem sobre a não existência dos veículos de comunicação, em meio ao auge da pós-verdade, “seria um apocalipse”. O repórter Walace dos Santos Almeida demonstrou a sua imensa gratidão por, ainda que jovem, receber o Troféu Arnold Ferreira Silva pela 2ª. Da mesma forma, o radialista Framário Mendes agradeceu a todos os vereadores que lhe elegeram como o melhor do segmento.
O repórter e representante da Rádio H1, Edicarlos Silva, resumiu as conquistas da rádio digital que, durante este ano, realizou coberturas de grandes eventos da Bahia. Já o chefe de redação do Jornal Folha do Estado, Danilo Guerra, evidenciou a necessidade de se reinventar diariamente para cuidar de um jornal impresso na era contemporânea.
Jair Onofre agradeceu a todos que indicaram o site Bahia na Política como o portal de melhor cobertura do Legislativo. Ele também esclareceu a todos os edis sobre o papel do jornalista nas coberturas que envolvem as autoridades com vida pública. Após ser aplaudido por todos do plenário, Anderson Dias Gomes, agradeceu pela honraria e reforçou o depoimento anterior, explicando que os veículos de notícias tecem críticas, não por perseguição, mas, para atender a cobrança da população por melhores condições de vida.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Valdomiro Silva; da Secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas; da professora Marly Caldas, diretora regional do Sindicato dos Jornalistas e do vereador Alberto Nery.
Ascom