Com o intuito de reconhecer o trabalho feminino, a deputada Talita Oliveira (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Projeto de Lei 23.521/2019, que institui o Dia Estadual da Mulher Empreendedora. A data escolhida foi o dia 17 de agosto. Ao justificar a proposta, Talita lembrou que, nas últimas décadas, o Brasil foi marcado por uma massiva e progressiva inserção das mulheres no mercado de trabalho. E destacou que, desde 2007, a participação feminina na atividade empreendedora superou a dos homens.
“A Bahia, acompanhando as mudanças ocorridas em âmbito nacional, também se viu marcado pela crescente participação das mulheres no empreendedorismo”, acrescentou Talita, no documento. Para ela, o aumento crescente de empreendimentos organizados por mulheres vem provocando significativa renovação na economia brasileira, na medida em que passam a ter relevo, no âmbito da atividade empreendedora, características como criatividade, sensibilidade, flexibilidade e colaboração.
No documento, ela lembrou ainda a história das mulheres no mercado de trabalho, as quais, ainda que devidamente escolarizadas nos moldes formais, costumavam possuir condições de salário e renda inferiores às dos homens, assim como uma representação social mais inexpressiva. “Se também comparada com a representatividade masculina, mostra-se importante estimular a participação feminina no mercado de trabalho, a exemplo do incentivo à atividade empreendedora por elas desenvolvida”, concluiu a deputada.
Alba