Medicina, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Administração, Psicologia, Radiologia, Técnico de Laboratório, Nutrição e Fisioterapia estão entre as áreas acolhidas pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, como campo para práticas de estágios curriculares obrigatórios de alunos de cursos técnicos e de graduação.
Considerado Hospital Escola (HE), o Hospital da Mulher destaca-se por efetivar convênios entre instituições de ensino superior e de cursos técnicos de Feira de Santana, sejam elas particulares e públicas. Quinze instituições de ensino superior e seis escolas técnicas contemplam, atualmente, 100 estudantes e mais 21 bolsistas na gestão do prefeito Colbert Martins Filho através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).
Por ser uma instituição pública, o Hospital da Mulher garante aos discentes a oportunidade em contribuir com a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), modelo de saúde vigente no país.
Segundo a presidente da FHFS, Gilberte Lucas, responsável por conveniar as instituições, a unidade hospitalar serve como campo de ensino, prática e aprendizagem para alunos de diversos cursos, além de contribuir para o aperfeiçoamento em sua formação. A gestora pontua que a iniciativa não possui ônus para o erário e, ainda, busca proporcionar experiências de âmbito técnico-científico, promoção da atividade assistencial, gerencial, de ensino e pesquisa.
“Referência para média e alta complexidade, o HIPS contribui na promoção da formação de profissionais de saúde e áreas afins. Colabora também no acesso dos estagiários às tecnologias, numa perspectiva de inserção e integração em redes de saúde, observando as necessidades da população”, afirma Gilberte.
Secom