Com a mudança do perfil político no Brasil, após a grande virada de mesa onde se elegeu presidente o então simples deputado federal Jair Messias Bolsonaro-PSL, que a população vem dando demonstração que haverá também mudanças no quadro da politica municipal. Em Antonio Cardoso, já se pode notar essa mudança com mais clareza, após visibilidade dos chamados pequenos, os que antes eram vistos apenas como os “orelhas secas”, se tornam cada vez mais visíveis dentro do município e muitos já aparecem como opção para a grande mudança que a população tento quer.
Em Antonio Cardoso não é diferente de muitos municípios baianos, onde apenas uma dupla se revezam no poder (Bahia e Vitória), tipo moeda que só tem dois lados, ou são eles eleitos ou são quem eles indicarem. Mas, a partir da eleição de Jair Bolsonaro, os eleitores estão mais atentos, observam que eles no poder, não prestaram e logo depois que deixam a maquina, já se apresentam como os salvadores da pátria, a unica opção que o povo tem. Na realidade eles vendem falsas esperanças, se lançam na sociedade com o único intuito o de enganar novamente e voltarem ao poder.
No município cardosense, nomes pequenos se agigantam diante dos poderosos que se desesperam ao sentir o crescimentos dos “orelhinhas”, dentre os nomes que aparecem com escanção estão: Cleidson do Poço, Lilian Nilo, Inho de Marizete e do vereador Parido. Estes já são vistos como uma válvula de escape para a população que não está satisfeita com a atual gestão e não querem o retorno daqueles que já foram rejeitado nas urnas.
A décadas que a dupla “Bahia e Vitória” vem se revesando no poder em Antonio Cardoso e a cada mandato é uma nova frustração para a população que vota e tem suas esperanças jogadas na lama. Em 2020, os eleitores querem sangue novo, novas ideias, nova visão administrativa, projetos sinceros para a saúde, educação, segurança e assistência social.
Ha muito que não se ver no município uma obra de expressão, tida grande, anos pós anos, a cidade não evolui e o povo padece e ver as únicas notícias virar manchetes negativas nas paginas de jornais.
Os nomes que se apresentam como possíveis candidatos na disputa pela Prefeitura em 2020 são: O ex-prefeito Baixa Fria, o atual prefeito na disputa da reeleição, Toínho Santiago (apoio de Gel), Cleidson do Poço, Inho de Marizete e Lilia Nilo.