A Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu, na manhã desta sexta-feira (14), sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM).

Em discurso no Plenário, Lulinha introduziu a sessão frisando a importância da promoção de ações a favor da natureza e da conscientização da conduta e responsabilidade de indivíduos, empresas e grupos sociais. O edil relacionou a temática com a saúde pública, no sentido da necessidade de engajamento em pequenas atitudes diárias de prevenção ambiental e combate à dengue.

O chefe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e palestrante da sessão, João Dias de Santana, recebeu uma placa em agradecimento pela palestra proferida. Em seu discurso, ele afirmou que “o meio ambiente somos nós”, visando conscientizar que o cuidado para com a natureza é obrigação tanto do poder público, quanto da coletividade. Ele completou apontando as ações positivas realizadas nos rios e lagoas presentes em Feira de Santana e municípios vizinhos, que serão base para a criação de um mapa digital.

José Carlos dos Passos Souza, fundador do Movimento Água é Vida, relatou a missão com o cuidado da água, saúde e meio ambiente e declarou que o movimento coleta e recicla litros de óleo que seriam descartados na natureza de forma errônea. Em seguida, o vereador Roberto Tourinho (PV) ressaltou que a responsabilidade do cuidado para com o meio ambiente não se restringe as autoridades e fiscais.

O representante do prefeito Colbert Martins e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Arcenio Oliveira, defendeu a necessidade da preservação das lagoas e rios que cercam a cidade e que contribuíram para a sua origem. O secretário completou que existem medidas sendo tomadas para reforçar o combate à poluição ambiental, sendo ela sonora, visual, das águas ou do solo.

A sessão foi presidida pelo vereador Marcos Lima (Patriota) – presidente da Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente. A Mesa foi composta por Arcenio Oliveira, pelo Tenente Gabriel Barbosa de Oliveira – que representou o Coronel Janilson Campos Teixeira, por João Dias de Santana e por José Carlos dos Passos Souza.

Com informações da Ascom