Publicidade
Publicidade

Vereadora Gerusa Sampaio alerta para a importância de denunciar casos de agressão

Osvaldo Cruz
2 Min Leitura
Vereadora Gerusa Sampaio
Vereadora Gerusa Sampaio
Vereadora Gerusa Sampaio

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM), durante sessão nesta segunda-feira (25), destacou  o caso de feminicídio no distrito de Humildes. Gerusa é  membro da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção da Mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana e tem feito discursos contundentes em prol das mulheres.

“A mulher precisa ser encorajada a denunciar. Feira tem uma rede de apoio fortalecida. Temos políticas públicas para ajudar estas mulheres”, ressaltou a vereadora, ao falar sobre a importância das mulheres denunciarem os casos de violência.

A preocupação da vereadora tem todo sentido quando se observa os números estarrecedores da violência conta a mulher no estado da Bahia. O aumento da taxa de assassinatos de mulheres no estado,  apresentou número muito maior que a média de crescimento nacional.

Enquanto o número de mortes violentas de mulheres no país cresceu 6,4% entre 2006 e 2016, período analisado no levantamento, na Bahia, esse aumento foi 81,5%.

 Só em 2016 foram 4.645 mulheres assassinadas no Brasil – o que leva a uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras, de acordo com o Atlas da Violência. Na Bahia, foram 441 mulheres mortas neste mesmo ano.
Feminicídios
De acordo com o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) Renato Sérgio de Lima, não é possível dizer o quanto dessas mortes poderia ser classificada como feminicídio. No entanto, ele ressalta que dados do Anuário de Segurança Pública de 2017  mostram que cerca de 70% dos registros de morte de mulheres poderiam ser classificados como feminicídio.
Dados da SSP/Bahia 

Compartilhe este artigo