“Estamos reunidos aqui para homenagear a imprensa, ela que é a caixa de ressonância de uma nação”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), em tom de agradecimento, cumprimentou os profissionais de comunicação social contemplados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva. A entrega se deu durante sessão solene, realizada, na manhã desta quinta-feira (13), no plenário da Casa da Cidadania.
Fazem jus ao Troféu supracitado os repórteres que melhor cobertura derem aos trabalhos da Câmara Municipal de Feira de Santana e/ou melhor propaguem os trabalhos legislativos nas modalidades: Rádio, Jornal, Televisão, Blogs, WebTV e Rádio Digital.
Em seu pronunciamento de saudação, o vereador Alberto Nery (PT) ressaltou a importância dos veículos de comunicação no município de Feira de Santana. Ele ainda afirmou que é através dos profissionais da imprensa que a população se informa das ações do legislativo feirense. “Quero não somente parabenizá-los, mas também reiterar a importância que os profissionais de comunicação exercem em nossa cidade”, disse.
Os desafios da profissão jornalística foram destacados pelo jornalista Valdomiro Silva, secretário de Comunicação Social, que representou o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, na solenidade. “O jornalismo não é uma coisa fácil! E o jornalismo político é ainda mais difícil”, afirmou, parabenizando os repórteres e incentivando os novos profissionais recém-formados. “A cada dia, mais jornalistas são inseridos no mercado de trabalho, e as redações de Feira de Santana têm produzido excelentes profissionais. É na pratica que aprendemos”, ensinou.
Em seguida, os melhores do ano na cobertura das atividades da Câmara Municipal de Feira de Santana foram contemplados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva.
Na categoria mídia impressa, o jornal diário Folha do Estado, representado pelo chefe de Redação, Danilo Guerra, foi o veículo premiado. O jornalista Walace Almeida, do jornal supracitado, recebeu o Troféu como melhor repórter da imprensa.
A Rádio Sociedade News, representada pelo superintendente da emissora citada, Frei Vandeí Sant’Ana, foi a campeã. O repórter de rádio Raphael Marques, da Rádio Subaé AM, recebeu o Troféu como destaque do setor.
No segmento jornalismo na internet (Sites e Blogs), o vencedor foi o site Rota da Informação, representado pelo seu diretor-presidente, Osvaldo Cruz.
No que concerne à Rádio Digital, a premiada foi a Rádio H1. O repórter Edicarlos Silva, o Bomba, que é presidente do referido veículo de comunicação, levou o Troféu da categoria citada.
Representada pelo diretor administrativo, Jadson Paulo Barbosa, a TV Caldeirão foi campeã no segmento WebTV. E Josse Paulo Pereira Barbosa, o Paulão, do veículo citado, levou o Troféu como melhor repórter do Web jornalismo.
No que diz respeito à TV Aberta, a TV Subaé, representada pelo gerente de jornalismo, Marcílio Tavares, foi a vencedora. Já a jornalista Poliana Rodrigues recebeu o Troféu como melhor repórter do segmento.
Em discursos emocionados, os jornalistas externaram sua alegria e satisfação pela homenagem, agradeceram a todos que contribuem direta e indiretamente para o êxito da atividade jornalística e teceram elogios ao presidente da Casa da Cidadania, José Carneiro Rocha, pelas intervenções no Legislativo, que facilitam o trabalho dos profissionais de comunicação.
Os homenageados com o Troféu Arnold Ferreira da Silva também reafirmaram o compromisso com a informação, destacando, entre outras coisas, a missão de fiscalizar, denunciar, despertar um senso crítico e apontar soluções para promoção do bem-estar social.
Agradecer. Esta foi a tônica dos discursos dos homenageados. Mas, Walace dos Santos Almeida, contemplado na categoria repórter de mídia impressa, foi mais além. Ele externou a importância do prêmio para os novos jornalistas. “É preciso ter garra. É o meu primeiro troféu como jornalista. Ter o meu trabalho reconhecido é uma experiência que não consigo explicar. Estou muito grato! Este prêmio não é só meu, é de toda a equipe do jornal Folha do Estado”, declarou o jovem, tomado pela emoção.
“O papel da imprensa não é agradar, é informar”, definiu Josse Paulo Pereira Barbosa. O famoso Paulão falou da batalha diária e dividiu a premiação com todos que integram o Sistema Caldeirão de Comunicação.
Com informações da ascom/fotos Rota da informação
[foogallery id=”81076″]