Proteger e garantir direitos de crianças e adolescentes que foram ameaçados ou violados pela sociedade, Estados, pais ou responsáveis ou em razão de sua própria conduta é o grande desafio para o conselheiro tutelar. Reconhecendo tal importância, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na manhã da ultima sexta-feira (23), Sessão Solene em Comemoração ao Dia Municipal de Conselheiro Tutelar.
“Nesta manhã estamos comemorando o Dia Municipal do Conselheiro Tutelar e também Nacional. A expertise de ser conselheiro tutelar levou à condição de não ser mais baixo clero e deixaram de ser vistos como guardadores de criança. Hoje é um órgão autônomo e não dependente de ordens. O conselheiro tutelar é um das coisas boas que temos e a sociedade deve acompanhar mais esse trabalho, estendendo as mãos para fortalecer suas ações. Aqui nesta manhã estamos reconhecendo que os conselheiros tutelares são dignos de aplausos pelo trabalho que realizam”, disse Cadmiel no discurso que saudou os conselheiros tutelares presentes na Sessão.
Ainda no uso da tribuna, o vereador Cadmiel Pereira fez a entrega de certificados em homenagem ao Dia Municipal do Conselheiro Tutelar, a diversos profissionais presentes no plenário da Casa da Cidadania. “Este certificado representa o valor que vocês têm e as emoções que carregam no dia- a –dia do trabalho. A atuação dos conselheiros tutelares merece aplausos. Que venham melhores salários e condições de trabalho”, completou o edil.
Concedida a palavra à conselheira tutelar Liamara Oliveira de Souza, tratou sobre as dificuldades que os conselheiros tutelares enfrentam. “Não somos conselheiros apenas quando estamos na base, somos também em nossas casas. Somos psicólogos, advogados, orientadores….. Nos propusemos a defender o ECA e fazemos isso em uma batalha árdua, nosso trabalho não é fácil. Enquanto muitos estão dormindo, nós somos acionados durante a madrugada e vamos defender os direitos da criança e do adolescente. Nosso trabalho não é reconhecido, merecíamos melhores salários e reconhecimento da sociedade e das autoridades. Somos apenas 20 e segundo o IBGE, a cada 100 mil habitantes, deve haver um conselheiro, ou seja, estamos em déficit. Gostaríamos que o Poder Público nos ajude na melhoria da condição de trabalho do conselheiro tutelar”, pediu ela completando o discurso com a leitura de um texto escrito por outra conselheira.
A Sessão foi conduzida pelo 2º Vice-Presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Lima (PRP), que esteve ao lado de Nau Santana, Secretário de Relações Interinstitucionais, representando o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Feira de Santana, Doutor Colbert Martins da Silva e da conselheira tutelar Liamara Oliveira de Souza, compondo a Mesa de Honra.
.