Publicidade
Publicidade

Sessão solene celebra os 50 anos da Receita Federal

Osvaldo Cruz
4 Min Leitura

gelO aniversário de 50 anos da Receita Federal do Brasil foi celebrado com uma sessão solene, realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (22). A iniciativa foi do presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que fez agradecimentos e pontou algumas atividades exercidas pela instituição. O evento foi prestigiado por autoridades e lideranças políticas e empresariais.

O presidente da Casa da Cidadania conduziu a sessão compondo a mesa ao lado do secretário Municipal da Fazenda Expedito Campondonio Eloy, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; o comandante do 35º Batalhão de Infantaria Jonilson Teixeira; o superintendente adjunto da Receita Federal 5ª Região Fiscal Demian Moreira Fagundes e o delegado da Receita Federal de Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida.

“Em 1934 existiam três departamentos para atender a população. Cada um contava com sua própria fiscalização. Havia desperdício de espaço físico, material e pessoal. Em 20 de novembro de 1968 os departamentos se unificaram”, afirmou José Carneiro. Ele destacou que a Receita Federal tem como responsabilidade cuidar dos tributos, fiscalizar eventuais sonegações e combater contrabandos, dentre outras atribuições.

Segundo o presidente do Legislativo feirense, a Receita Federal hoje se destaca no quesito tecnologia. “Foi um dos primeiros órgãos a usar a internet no seu sistema, o que facilitou bastante a vida das pessoas que precisam do seu serviço”, enfatizou, acrescentando que são 50 anos de exemplo e competência, excelência, seriedade e compromisso e respeito. “Parabéns a todos que tornam a RF uma instituição de respeito”, frisou.

Ao saudar os presentes, o delegado da Receita Federal de Feira de Santana, Samuel Pereira de Almeida, expressou a alegria em festejar o aniversário da instituição e explanou um pouco sobre a história de fundação e a atuação da mesma. “Quero agradecer a esta Casa e a todos que aqui estão presentes. Quero também agradecer e reverenciar todos os delegados que me antecederam”, disse. Ele parabenizou a sua equipe, “ que trabalha duro e dar o seu melhor”.

Samuel lembrou que em 2007 a Receita Federal passou a administrar as contribuições previdenciárias, fusão entre a Secretaria de Receita Federal e Secretaria da Receita Previdenciária, passando a a ser denominada. “Desde essa data temos atuação de destaque na arrecadação e fiscalização das contribuições”, observou, destacando a importância da instituição para a manutenção do Estado brasileiro.

“Protegemos nossas indústrias e facilitamos as ações no comércio exterior. Tenho orgulho em dizer que nosso sistema de administração serviu como base para outro país. Somos o primeiro país a ter a declaração de imposto de renda de pessoas físicas transmitidas exclusivamente pela internet. Disponibilizamos serviços na plataforma digital, evitando o deslocamento do contribuinte até a Receita Federal”, elencou o delegado.

O superintendente adjunto da Receita Federal, Demian Moreira Fagundes, cumprimentou os presentes e homenageou os servidores aposentados que ajudaram a construir a história da delegacia da Receita Federal de Feira de Santana. “A Receita Federal trouxe a marca da modernidade. Uma organização que busca continuamente o aprimoramento e a ima de tudo servir o nosso país”, disse.

Demian Fagundes enfatizou que a instituição é responsável pelo gerenciamento do Cadastro de Pessoa Física, que conta com mais de 190 milhões de inscritos. “Esse ano recebemos em um único dia mais de 3 milhões e meio de declarações de imposto de renda. Atuamos de forma eficiente no combate à sonegação e tráfico. Celebrar 50 anos é o momento propício para olhar para o passado e a partir daí olhar o futuro”, comemorou.

ascom

 

Compartilhe este artigo