A Odontologia brasileira não fica devendo a nenhum outro país; ela se destaca no cenário mundial. A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) é considerada a melhor do mundo. As declarações são de Carlos Henrique Ribeiro Rodrigues, odontólogo e professor do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) há 30 anos, que na noite desta terça-feira (23) proferiu palestra na Câmara Municipal, registrando o Dia do Odontólogo.
“É a minha casa e não tenho planos de me aposentar”, disse o palestrante, ao reverenciar a UEFS, instituição na qual se dedica à formação de novos profissionais. Carlos Henrique traçou um diagnóstico da Odontologia ao longo dos tempos e atestou que os avanços são inegáveis, apesar dos paradoxos. “O Brasil tem o maior número de escolas de Odontologia e somos considerados o país dos desdentados”, afirmou, citando as novas técnicas e o aprimoramento dos serviços.
O professor lembrou que há algum tempo atrás os odontólogos eram temidos. “Era até castigo, ameaça dos pais para as crianças”, citou, garantindo que esse conceito tem mudado. “Hoje, felizmente, as pessoas estão mais preocupadas”, observou, acrescentando que a responsabilidade do profissional da área vai muito além da estética bucal. “A estética não deve vir isolada e a Odontologia tem respondido a isso muito bem”, enfatizou Carlos Henrique.
“Falar do odontologista é reconhecer de forma justa os profissionais que se emprenham em realizar um serviço à disposição da saúde das pessoas, e, literalmente, garantir o sorriso delas. Expressão que traduz a felicidade”. Com esta declaração, o vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira deu as boas-vindas aos homenageados na sessão solene comemorativa do Dia do Odontólogo, conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador Marcos Lima.
Segundo ele, “uma pessoa com a dignidade do sorriso está inserida no contexto social, vive com autoestima elevada, gera empoderamento, faz relações pessoais acontecer positivamente”. Cadmiel destacou que o profissional de Odontologia respeita o paciente com igualdade, porque cada um tem sua história. “Trata idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais da mesma forma”, ressaltou, citando que Feira de Santana tem cursos de formação em Odontologia, o que demonstra a importância da cidade na qualificação de profissionais da área.
Sobre os homenageados, o vereador disse que os mesmos realizam um trabalho exemplar e são merecedores de reconhecimento. Além do palestrante, foram homenageados, por indicação dos vereadores, os odontólogos Rafael Carvalho Freire D’Aguiar, Isabelle Dias Pinto, Graziele Cavalcante Holtz, Viviane Almeida Marques de Santana, Vitor Souza Santos, Rafaella Tosto Souza, Arilson Silva Pereira, Lilueide Cruz Pereira, Suzana Melo e Marília Cunha Maciel da Silva.
Os homenageados foram indicados pelos vereadores Aldney Bastos, Cadmiel Mascarenhas Pereira, Eremita Mota de Araújo, Fabiano Nascimento de Souza, Gerusa Maria Bastos Sampaio, João dos Santos, José Marques de Messias, Luiz Augusto de Jesus, Roberto Luís da Silva Tourinho e Ronaldo Caribé. A Mesa de Honra da solenidade foi composta por Marcos Antônio dos Santos Lima, 1° vice-presidente do Legislativo; Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Claudia Mary da Silveira e Silva, delegada do Conselho Regional de Odontologia da Bahia; deputado estadual Ângelo Almeida, que também é odontólogo; e o palestrante da noite.
Ascom