Publicidade
Publicidade

Palestrante aponta carências da Saúde em sessão no Dia do Médico

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura
Vereadora Neinha
Vereadora Neinha
Vereadora Neinha

A sociedade não tem a saúde que precisa e merece. Médico, enfermeiro e auxiliar sofrem junto com o cidadão. A central de regulação é a prova de que não damos conta do atendimento à saúde. O primeiro contato do paciente com essa realidade é duro. Com afirmações como estas, a médica Mônica Menezes Bahia traçou um diagnóstico da Saúde na Bahia e falou sobre o papel do médico, em palestra na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (18).

O que é ser um bom médico? A pergunta aparentemente simples foi respondida de forma sucinta pela palestrante da sessão comemorativa do Dia do Médico, realizada por iniciativa da vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha): Ser ético, ter qualificação técnica e empatia com as pessoas. Ela falou sobre a História da Medicina, desde o século XVII aos dias atuais, abordando assuntos como processos médicos, sindicâncias e as demandas da clínica médica.

“O médico não é frio, mas tem situações em que não podemos expor as nossas fragilidades”, afirmou a obstetra, que apresentou uma série de dicas para os plantões, como jamais se negar a prestar socorro em situações de emergência, evitar um primeiro contato não amistoso (cuidado com o mau humor), e preencher o prontuário de forma adequada, sem rasuras e com informações corretas e precisas.

Citando nominalmente vários médicos presentes no plenário e na galeria da Câmara Municipal, a vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha) não conseguiu disfarçar a emoção ao dar as boas-vindas aos convidados. Ela também agradeceu a presença de colegas vereadores e justificou a comemoração da data: “O médico faz parte de toda nossa história de vida, alivia nossas dores e são anjos, instrumentos de Deus”.

Neinha destacou que a formação de médico não é fácil, desde o acesso ao curso à especialização. “Médico não possui dia nem hora para trabalhar. Deixa amigos, família, festas para salvar vidas”, afirmou a vereadora, apresentando a médica Mônica Menezes Bahia, graduada em 2004 pela Escola Baiana de Medicina  que já vivenciou a realidade de vários lugares, as carências como

A solenidade foi presidida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, Mônica Menezes Bahia, médica e palestrante da noite, e Manuel Jorge Cortela, venerável da Loja Maçônica Estrela da Paz.

 

[foogallery id=”78986″]

 

[foogallery id=”79171″]

 

[foogallery id=”79168″]

Compartilhe este artigo