Ha quem diga que na politica não ha favoritos, ainda assim, se faz necessário apontar certa vantagem de alguns pré-candidatos a deputado federal em Feira de Santana.
Como a oposição (esquerda), deve lançar apenas um candidato a deputado federal por Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), reina absoluto no lado do governador Rui Costa (PT).
Do outro lado (governista) aparecem vários pré-candidatos a deputado federal e esperam contar com o apoio do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM). Aprecem, Zé Chico (DEM), Marcos Lima (PRP), Sergio Carneiro (PV), Alvaro Rios (PSDC), Isaias de Diogo (PSC) , Josafá Ramos (PEN), Pablo Roberto (PHS), Sargento Joel (PEN), Nelsinho da Kamis e Lu de Ronny. É inegável um certo favoritismo de Zé Chico, Marcos Lima e outros dois pré-candidatos.
Partindo de que três políticos de Feira de Santana (dois deputados e um suplente), não disputarão eleição para federal em 2018, abre-se um leque de votos para que aqueles que irão disputar possam conquistar. São cerca de cem mil votos (99.463) , que estarão disponíveis com a desistência de Colbert ( 46.642 votos), Fernando Torres (26.856 votos) e Irmão Lazaro (25.965 votos).
Zé Chico que obteve em 2014, 55.170 votos no geral e só em Feira foram 32.905 votos, caso mantenha sua votação e consiga conquistar mais 30 ou 40 % dessa votação que ficará em aberto, pode se consagrar eleito ao final do pleito, por isso, aparece com certo favoritismo, por também ser o mais próximo do prefeito.
Marcos Lima, vem de um crescimento estrondoso na ultima eleição, pulando de 1.567 votos em 2012 para 5.430 votos em 2016, apresentando uma evolução de mais de 300% de uma eleição para outra. Caso consiga manter essa evolução em sua votação cidade, pode chegar em condições de eleição, dado aos contatos já pré-estabelecidos em outros municípios, inclusive contando com quatro vereadores de mandatos.
Pablo Roberto, surgiu como um meteoro e estourou de votos, chegando como o mais votado da história em 2012 e hoje sendo vereador licenciado, ocupando o cargo de secretario municipal. Mantém articulação politica em diversos municípios da Bahia e pode ser uma surpresa na eleição de 2018.
Ainda aparece na lista dos com vantagens é o soldado PM Josafá Ramos, que apareceu como curinga de ultima hora e obteve 6.035 votos em Feira e 18.655 no geral. Esse está correndo a Bahia e agora com o apoio irrestrito do deputado estadual Soldado Prisco. É bom ficar de olho.
Os demais pré-candidatos citados nesta nota, não devem se sentirem desencorajados, pois, é apenas uma leitura de fatos já ocorridos o que não tira o mérito do trabalho de nenhum dos pré-candidatos. A exemplo de Lu de Ronny, Alvaro Rios, Isaias de Diogo, Rei Nelsinho, Sargento Joel, Sergio Carneiro (principalmente, pois, já foi deputado por vários mandatos) e outros que por ventura venham ser candidatos.