A Câmara Municipal realizou sessão especial na ultima sexta-feira (07), para homenagear os profissionais de imprensa. Os profissionais receberam o troféu Arnod Silva e a sessão foi presidida pelo vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que formou a mesa de honra com os homenageados, Osvaldo Cruz (Rotada Informação), Flamário Mendes (Rádio Povo), , Cloves Pedreira ( Voz de Feira), Deisilyne (Radio TransAmerica) Sergio Murilo (Jornal Folha do Estado) e o secretario Municipal de Comunicação Valdomiro Silva.
A importância do jornalismo político foi destacada pelo jornalista Valdomiro Silva, secretário de Comunicação Social, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho na solenidade. “É o jornalismo mais difícil de fazer”, disse, lembrando que a crítica não pode ferir a dignidade da pessoa, pois deve ser feita de maneira ponderada, sóbria e construtiva. “Uma coisa é informar que um jogador se machucou e não vai poder jogar; outra é analisar um projeto de lei e dar opinião”, ensinou.
Agradecer. Esta foi a tônica dos discursos dos homenageados. Mas Sérgio Murilo Santos de Sales, contemplado na categoria Repórter de Jornal e que também representou o Folha do Estado, foi mais além. Ele disse que é preciso ter paixão e, claro, responsabilidade. “Ser jornalista não é para qualquer um”, sentenciou o jovem, tomado pela emoção. Sentimento compartilhado por todos os profissionais de comunicação homenageados na sessão.
“É um momento ímpar”, definiu Josse Paulo Pereira Barbosa, duplamente homenageado, como repórter de TV Web e a TV Caldeirão veículo do segmento. Ele falou da batalha diária e dividiu o troféu com todos que integram o Sistema Caldeirão de Comunicação. Para conquistar o prêmio pela quinta vez foi preciso trabalhar seguindo três valores: Ele deixou ainda um para os vereadores: “Quando criticamos é para melhorar a atuação”.
Osvaldo Cruz, do site Rota da Informação, considerado o melhor na cobertura diária dos trabalhos legislativos, atestou que a Câmara Municipal é fonte permanente de notícia. “Sem a Câmara o Rota da Informação não seria o veículo que é hoje”, disse o blogueiro, frisando que os políticos feirenses são exemplo, por não estarem envolvidos em corrupção. Segundo ele, o jornalismo online hoje é uma realidade inquestionável.
“As pessoas que criticam lá fora às vezes não conhecem o trabalho que é feito aqui dentro”, afirmou o radialista Framário Mendes, escolhido como o melhor Repórter de Rádio na cobertura das atividades legislativas. Já Clovis Hamilton de Jesus Pedreira, Repórter de Blog/Site representando o site A voz de Feira, considerou a homenagem grandiosa. Ele falou sobre o jornalista Arnold Ferreira da Silva, falecido em 1965, que foi vereador e prefeito da cidade, responsável pela construção da Biblioteca Municipal e do prédio da Prefeitura.
Coube à jornalista Deisilaine Carneiro Campos, que integra a equipe do Jornal Transamérica, que tem como âncora o radialista e deputado estadual Carlos Geilson, representar a Rádio Transamérica, também contemplada com o Troféu Arnold Ferreira da Silva. “O prêmio é um incentivo para que a rádio continue a comunicar com responsabilidade”, disse a jornalista, ressaltando a importância do rádio como veículo de comunicação para Feira de Santana.
Com Informações da Ascom