No uso da tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (05), a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) registrou sua indignação em relação ao que está acontecendo com a mulher no Brasil. De acordo com ela, antes a preocupação era com a falta de conhecimento dos homens sobre o assédio às mulheres, mas infelizmente estão sendo vítimas de homens esclarecidos.
“Quantas mulheres ficam caladas e são assediadas em seu trabalho sem dizer até mesmo aos seus companheiros com medo de perder o emprego, se expor na sociedade ou até mesmo de não contar com a ajuda do seu companheiro?”, perguntou, referindo-se ao assédio provocado pelo ator José Mayer à figurinista Susllem Tonani, durante gravação de uma novela da Rede Globo de Televisão em que ele era um dos protagonistas.
Gerusa que fui secretária de desenvolvimento social do município de Feira de Santana, sabe bem como é o sofrimento das mulheres, pois, acompanhou muitos dos casos ocorridos na cidade. Também salientou que é preciso que as mulheres tenham conhecimento de seus direitos, se unam e lutem por eles. “Temos que nos unir e lutarmos para que possamos desconstruir o que está acontecendo no país atualmente”, disse.
Ela ainda lembrou uma lei, de sua autoria, que dá direito a mulher que sofre com violência doméstica de ter prioridade em conseguir unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Fiz isso para que ela não seja obrigada a viver com o seu companheiro violento por submissão ou não ter moradia, dando o direito de se libertar e ir para a sua própria casa”, explicou.
A vereadora lembrou também que o ator José Mayer assumiu a culpa pelo assédio à figurinista, mas questionou até quando ações como essas ainda acontecerão com as mulheres. “Para ela fica a sequela moral da situação que vivenciou”, completou.
Com informações da Ascom