Publicidade
Publicidade

Em Eunápolis e Porto Seguro, governador entrega viaturas, unidade de saúde e de segurança

Osvaldo Cruz
5 Min Leitura

governador 2O governador Rui Costa esteve esta segunda-feira (20) visitando as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, no sul da Bahia, onde fez entregas nas áreas de saúde e segurança pública. A população do município de Eunápolis recebeu uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e quatro ambulâncias, que também atenderão a outros municípios da região. As entregas foram realizadas pelo governador Rui Costa e o investimento é de R$ 480 mil.

“É um grande avanço aqui na cidade na área da saúde. Aproveitamos e entregamos também equipamentos para a UPA, que está fechada e a Prefeitura está fazendo ajustes para reabrir. Vamos continuar com essa parceria no município e garantir mais acesso à saúde para a população”, afirmou Rui Costa.

As solenidades contaram com as presenças dos prefeitos Robério Oliveira (Eunápolis) e Cláudia Oliveira (Porto Seguro), do secretário Josias Gomes (Relações Institucionais do Estado), deputados, lideranças políticas e comunitárias dos municípios da região e da população, que prestigiou os eventos com a presença do governador.

Construída com recursos do Ministério da Saúde, a Unidade Básica de Saúde João Nunes da Silva, no distrito de Colônia, a 6,5 quilômetros da sede da cidade, foi equipada com consultórios, salas de procedimentos, para marcação de exames, vacinação, além de consultório odontológico e farmácia, onde trabalharão cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, auxiliares, agentes comunitários de saúde, atendentes, e serviços gerais.

Segundo a enfermeira-chefe da unidade, Larissa Neves, os profissionais prestarão serviço aos cerca de três mil moradores da região. “Aqui trabalhamos principalmente com a saúde preventiva, e esses atendimentos já eram ofertados. A grande diferença agora é o conforto que vamos oferecer aos pacientes, numa estrutura que comporta a demanda e que oferece mais qualidade nos serviços oferecidos”, contou a enfermeira-chefe.

Já as ambulâncias vão facilitar o transporte de pacientes em caso de transferências para outros municípios, além de auxiliar no atendimento local, estando à disposição dos moradores da região. Foram entregues duas ambulâncias a Eunápolis e Belmonte, e mais duas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Medeiros Neto e Prado.

 

Reforço na segurança – Em Porto Seguro, o governador inaugurou o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), localizado na BR-367, próximo à garagem de ônibus da empresa Expresso Brasileiro. O investimento na unidade custou R$ 5,86 milhões, onde ficarão sediadas as polícias Civil, Militar, Técnica e o setor administrativo. No local, também foram entregues três viaturas para a Polícia Civil de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

 

Também foram entregues seis novas viaturas para as Polícias Civil e Militar do sul baiano. Os municípios de Itabela, Eunápolis e Itagimirim receberam três viaturas para a Polícia Civil, enquanto a PM de Eunápolis recebeu dois veículos Ranger e uma Base Móvel.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, essas viaturas fazem parte de um pacote ainda maior de medidas para o fortalecimento da segurança pública no interior do Estado. “Além das viaturas, a região de Eunápolis recebeu reforço nas tropas da Rondesp (Rondas Especiais), porque temos o objetivo de interiorização das tropas especializadas, o que aumenta o policiamento não só na cidade, mas também em todo o entorno. E as viaturas vêm pra reforçar isso, dando mais conforto às nossas tropas e possibilitando uma qualidade ainda maior no serviço prestado”, afirmou o comandante-geral.

 

Homenagem a educador – Ainda em Eunápolis, o governador participou da inauguração de um memorial em homenagem ao educador Jairo Alves Pereira, conhecido como ‘Professor Jairo’, falecido em março de 2015. Ele foi um dos precursores da educação na cidade e fundador do Colégio Estadual Monte Pascoal, nos anos 70. A partir desta segunda-feira, a instituição de ensino passa a ser chamada Colégio Professor Jairo Pereira, em homenagem ao homem que incentivou não só a educação, mas esteve envolvido em iniciativas no esporte, movimentos sociais e atividades culturais. O evento foi celebrado com apresentações musicais realizadas pelos alunos da instituição.

“Eu acho importante que uma unidade escolar tenha o nome de pessoas cujas histórias possam ser contadas para as próximas gerações, e que sejam personalidades que tenham relação com a educação, criando vínculo com a história da cidade, com as comunidades”, destacou o governador.

 

Fonte: Secom

 

Compartilhe este artigo