Apesar do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), ter negado que manteve qualquer contato com dirigentes do PP-Partido Progressista e dizer que não há ideia formatada na sua cabeça em deixar a Prefeitura, está mais que evidente que foi procurado para ingressar na agremiação política e disputar eleição em 2018.
Rui, mesmo com a larga vantagem sobre seus adversários políticos, precisa se cercar de bons quadros que somem ao seu projeto e sabe que José Ronaldo é a única liderança da oposição quem tem boa densidade eleitoral, tem nome limpo e que pode somar ao seu projeto político e não vai deixar passar essa chance de tê-lo ao grupo.
Ronaldo nunca escondeu a amizade que tem com o vice-governador, João Leão e em outra oportunidade, por pouco o atual prefeito não ingressou no PP. Desta vez, está sendo oferecido a Ronaldo uma vaga para senador.
Feira de Santana e nem Ronaldo pode se dar o luxo de perder a chance de voltar a ter um senador. Qualquer político, por mais inocente que seja, sabe que a chance de um candidato se eleger a senador sem o apoio do governador é irrisória, mesmo ele tendo boa densidade eleitoral. Ronaldo uni densidade eleitoral, liderança política, nome limpo e agrega em torno de si o titulo de grande administrador, qualidades que o põe a frente dos demais e possíveis candidatos.
A chapa seria Rui Costa para governador, João Leão como vice-governador, Jaques Wagner e José Ronaldo para senador ou ainda, José Ronaldo como vice-governador e João Leão para senador. Mas, conhecendo Ronaldo como o povo de Feira o conhece, os únicos cargos que o vislumbra é o de governador ou senador.
Na concretização dessa formação, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Feira, Reinaldo Miranda-Ronny, será o primeiro a ir, tanto que o governador deu clara demonstração de interesse, a tal ponto de dar um atendimento diferenciado dos demais políticos da cidade, ele sabe que está lidando com a nata da política feirense, Zé Ronaldo e Ronny, e precisa dar toda atenção possível.
Ronny já foi, o próximo é um ex-prefeito e depois, Ronaldo vai e leva consigo uma bancada da pesada. Partindo do principio que a política é como nuvem, muda a todo o momento, esta é a leitura mais correta da situação política do momento.