Mais do que uma honraria concedida pela Câmara Municipal, o Título de Cidadão Feirense é o reconhecimento do trabalho realizado por todos aqueles que, mesmo não tendo nascido em Feira de Santana, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da cidade. Essa visão justifica plenamente a concessão da cidadania ao Coronel da Polícia Militar Francisco Luiz Telles de Macedo, por iniciativa do vereador e também policial militar José da Costa Correia Filho (PSL).
A entrega do título aconteceu em sessão solene na tarde desta quarta-feira (14), quando autoridades civis e militares, além de lideranças políticas, lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania. Os convidados foram saudados pelo autor do projeto, que falou sobre a trajetória do homenageado, que atualmente comanda o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, mas que também já exerceu o Comando do Grupamento de Bombeiros de Jequié e de Feira de Santana.
“O Coronel Francisco Luiz Telles de Macedo permaneceu nesta cidade de 2001 a 2003, participando ativamente na reforma da estrutura do quartel e em diversas outras relevantes ações aqui ocorridas, sempre com a mesma seriedade e competência que marcaram o seu desempenho em todas as atividades que realizou ao longo da sua carreira”, destacou José da Costa Correia em seu pronunciamento. Ele acrescentou que o currículo do homenageado, por si só, torna a concessão do título justa.
Após receber o decreto de outorga do Título de Cidadão Feirense das mãos do secretário Municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Barradas Carneiro e o título entregue pelo próprio José Correia, o mais novo cidadão feirense fez um breve discurso de agradecimento. Inicialmente, à Câmara e em especial ao vereador José da Costa Correia Filho, à família e a todos que ao longo de sua trajetória de alguma forma contribuíram a sua trajetória de vida, pessoal e profissional. Coronel Francisco Teles ainda recebeu uma placa das mãos da subtenente Amélia.
A Mesa de Honra da sessão foi composta pela 1ª Secretária vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que posteriormente passou a presidência dos trabalhos ao 2º vice-presidente vereador Alberto Nery (PT); secretário Sérgio Carneiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Tenente Coronel PM Josenilton da Hora Silva, Comandante do 1° Batalhão de Feira de Santana, representando também o Comandante Geral da Polícia Militar Anselmo Brandão; Coronel Adolfo Dórea, Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros; e o homenageado.
Ascom