As indumentárias de cor branca, complementadas pelos turbantes bem elaborados e os colares coloridos, deram o tom na sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Feira de Santana, em comemoração ao Dia Municipal da Religião de Matriz Africana, Sacerdote e Sacerdotisa e da Capoeira. A iniciativa foi do vereador José Carneiro Rocha, que presidiu a solenidade.
“Apesar de toda resistência, preconceito e discriminação, nossa religião está viva”, afirmou a professora e psicóloga Juciara Alves dos Santos, palestrante da noite, ao falar sobre as perseguições a territórios e pessoas vinculadas às religiões de matriz africana e das raízes da capoeira. Segundo ela, essas religiões são verdadeiros “modos de vida que contêm espiritualidade”, cuja existência é um símbolo de resistência ao racismo e à discriminação.
A palestrante disse que no Brasil a intolerância religiosa é dirigida especialmente aos praticantes da Umbanda, Candomblé, Quimbanda e afins, “apesar de representarem a legítima expressão da cultura africana que tanto nos influenciou e enriqueceu a cultura, arte, culinária, dança e demais segmentos da nossa organização social”. Esse comportamento, frisou, “nada mais é do que a projeção do racismo sobre nossos povos”.
A riqueza e a diversidade observada das religiões de matriz africana, que representam inúmeras nações e, consequentemente, diversas culturas, foram destacadas pelo vereador José Carneiro, ao saudar os convidados que ocuparam o plenário e a galeria da Casa da Cidadania. Ele falou também sobre os rituais nos terreiros de candomblé e da missão de passar de geração a geração as crenças nascidas no continente africano.
Além do vereador José Carneiro, que conduziu os trabalhos, a mesa de honra da sessão solene foi composta pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; a coordenadora da Federação Nacional dos Cultos Afro-brasileiros (FENACAB), Maria das Graças Ferreira Santos; a presidente do Centro Cultural Odungê, Lourdes Santana; e a palestrante convidada.
Assista a “Sessão Solene- Dia da Capoeira, da Religião Matriz Africana e do Sacerdote r Sacerdotisa 17/11/2016” no YouTube – https://youtu.be/VdYeHue1cBQ
Com informações da ASCOM