Publicidade
Publicidade

Como fica a Câmara Municipal em 2017

Osvaldo Cruz
3 Min Leitura

logo

Uma tremenda confusão foi o resultado desta eleição para o prefeito reeleito José Ronaldo de Carvalho (DEM), para arrumar o seu secretariado e contemplar seus aliados que não conseguiram a reeleição.

Sempre foi praxe do Governo Municipal, contemplar dois (02) vereadores eleitos para beneficiar vereadores que não conseguiram se reeleger o primeiro e o segundo suplente.

Mas, desta vez, o prefeito está com “bico de i” nas mãos, pois, foram 11 vereadores que não conseguiram se reeleger e muitos deles ligados a outros políticos e que farão pressão para que também sejam contemplados.

Tomamos como base os cinco primeiros suplentes, todos ligados ao prefeito diretamente e a deputados do grupo; Carlito do Peixe (DEM)- 4. 464 votos; Pablo Roberto (PHS)- 4. 131 votos; Cintia Machado (PMB) 4. 054 votos; Neinha (PTB)-  3. 929 votos  e David Neto (DEM)  3.498 votos.

Na Câmara, o prefeito terá três nomes que já assumiram Secretarias, Justiniano França (DEM), Roberto Tourinho (PV) e Gerusa Sampaio (DEM). Caso o prefeito opte pelos três nomes, assumirão as vagas na Casa, Carlito do Peixe, Pablo Roberto e Cintia Machado.

Dado aos perfis e as pastas já assumidas anteriormente, Justiniano, irá para a Secretaria de Educação, (já que a Secretaria de Serviços Públicos está com Ìcaro, liderado de Lázaro), Gerusa, para Secretaria de Desenvolvimento Social   e Roberto Tourinho, para a Secretaria de Meio Ambiente.

Chamando três vereadores, Ronaldo já estaria contemplando o deputado estadual Targino Marchado com a manutenção de Cíntia na Casa.

A grande questão é: onde encaixar David Neto e Neinha? David apoiou para deputado estadual Fábio Sollto que é distante do grupo ronaldista e Neínha apoiou Carlos Geilson que já deve está mexendo os “pauzinhos” para que sua aliada seja contemplada.

A presidência 

Como fica a presidência da Câmara após as arrumações? Como  diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe”, Ronny deve ser reeleito presidente da Casa, visto que, o prefeito José Ronaldo, durante esses anos   não teve problemas com o legislativo enquanto Ronny esteve no comando e os nomes que poderiam ser fortes candidatos e com condições de disputar com ele, deixarão a Casa para assumir Secretarias,  a presidência deve ficar  como está mudando apenas outros membros da mesa.

 

Compartilhe este artigo