Porque o PT-Partido dos Trabalhadores encolheu em Feira de Santana nas eleições de 2016? A resposta é clara e evidente na fala do vereador petista Alberto Nery, que foi o único da sigla que conseguiu se eleger para a Câmara Municipal.
O deputado José Neto, principal liderança do PT de Feira, tem caído em sua votação na cidade, em 2012, ele obteve 18,65% e 55.337 votos, em 2016, teve 15.71% 46. 912 votos. Ele também não conseguiu eleger nenhum vereador de sua base política.
Alberto Nery, em entrevista ao radialista Jorge Teles, da rádio Subaé AM, desabafou em relação ao deputado e líder do PT de Feira de Santana. “Acho que é preciso repensar a forma como lidera, perdemos companheiros valorosos a exemplo do vereador Pablo Roberto, o ex-deputado Sérgio Carneiro, o ex-vereador Ângelo Almeida e o ex-deputado federal Colbert Martins. Também outros companheiros não tiveram estimulo para disputar eleição e o resultado disso foi um fracasso nas urnas”, disse Nery.
A fala do edil pode ser confirmada quando repara-se a votação do candidato Tarcisio Branco, assessor direto do deputado, que todas as fichas do parlamentar eram apostadas nele e no entanto, ao invés de uma votação expressiva (estimava-se em sete mil votos), teve apenas 2.531 votos. Outro liderado de Neto que sofreu amargamente foi o vereador Beldes Ramos, que não conseguiu repetir a votação de 2012, que teve 3.391 votos, nesta, obteve apenas 2.759 votos e não se reelegeu.
O PT encolheu em Feira e Alberto Nery é o único eleito para a Câmara Municipal, em 2012 ele se elegeu 3.140 votos, votação que lhe garantiu a segunda vaga do Partido, em 2016, Nery supera Beldes e consegue se reeleger com 3.780 votos e tem toda razão quando apresenta tais criticas ao líder do partido.
O PT é o partido do Governo do Estado, o que neste caso, o líder do PT fez o governador caí aos pés do prefeito que conseguiu fazer a maioria esmagadora dos edis na Câmara Municipal.