A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou na noite desta quinta-feira (18), uma sessão solene para celebrar o Dia do Maçom, atendendo à Lei 350/1998, mas, uma falha do cerimonial da Casa juntamente com os edis que indicaram as autoridades que comporiam a mesa solene, causou desconforto entre Maçons.
Estava presente na sessão solene, o Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva, que foi convidado apenas para ingressar no plenário, mas, não foi homenageado, nem se quer chamado a mesa.
A falha (grave) foi alvo de duras criticas por parte de Maçons de Feira de Santana e retratada pelo radialista e membro da instituição, Carlos Lima. Outro que também achou estranho a não citação do nome do Grão Mestre, foi o radialista Mário Sepulveda.
Ao final da sessão, Gilberto não quis comentar o assunto, apenas disse que foi uma “falha lamentável” e concedeu entrevista exclusiva ao site Rota da Informação.
Gilberto
“- Quero agradecer a Câmara Municipal que reconheceu a importância da Maçonaria nos eventos políticos e sócio-politico do nosso país. Esse dia que comemoramos o Dia do Maçom é um momento para nos confraternizamos para represarmos a participação da Maçonaria na sociedade e a partir deste repensar para que a gente possa planejar nossas ações.
Os segredos da Maçonaria
“Na verdade, há muita especulação do que verdade nesse tal de segredo. A Maçonaria não é uma instituição secreta, a final, as nossas lojas, os nossos grandes orientes, tem endereço fixo e que são do conhecimento de todos, tem CNPJ e endereços na internet. Eu diria que a Maçonaria é discreta, por isso, desenvolve suas ações sem alarde, porque o objetivo não é propagandear as ações que desenvolve, mas, buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O que é a Maçonaria
“Eu diria que a Maçonaria é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como finalidade uma escola de alto aperfeiçoamento. A Maçonaria não ensina aos seus membros a ser dessa ou daquela forma, ela aponta caminhos escolhidos pelos nossos irmãos, que levam ao alto aprimoramento de cada um de nós”.
Quem pode ser Maçom
“Pessoas da sociedade de reputação que sejam consideradas acima de qualquer suspeita, que queira evoluir como ser humano.
A forma de ingressar na Maçonaria
“A forma habitual no Brasil é através de convite, que precisa ser formulado por alguém que já está na Maçonaria e esse convite precisa ser referendado por outros membros”.
Para ser Maçom precisa ser rico, mito ou verdade?
“Mito! A Maçonaria é formada pela sociedade, temos alguns grandes empresários, mas, também há funcionários públicos, profissionais liberais, ou seja, o estralado da sociedade está dentro da Maçonaria, a única coisa que se exige é que seja pessoas do bem e que creiam em um ser superior”.
Deus na Maçonaria
“Por termos pessoas que são cristãos católicos, evangélicos, muçulmanos, umbandistas e etc, nós chamamos Deus de Grande Arquiteto do Universo, assim, não causa ciúmes a nenhum membro”.