A guerra das pesquisas para confundir o eleitorado em Antonio Cardoso começou, o que não é diferente de outra parte desse país. Políticos se antecipam a fazer pesquisas para sentir como está a aceitação de seus nomes junto ao povo ou para uma possível mudança de estratégia e ainda para identificar e atacar o seu adversário.
Para alguns políticos e principalmente aqueles que já tiveram mandatos e que tentam retornar ao poder, fazem essas pesquisas para identificar quem são seus adversários na vontade dos eleitores, o que na maioria, descobrem que eles não são os seus opositores e sim alguns aliados ou próximos.
Quando um político bem intencionado tem os resultados das pesquisas verdadeiramente positiva ou favorável à ele ou ao seu grupo político, escondem os resultados e intensificam suas ações nas áreas onde foram menos citadas, de forma silenciosa, sem alardar seus opositores. Mas, na grande maioria, (o que pode não ser o caso de Antonio Cardoso), quando os resultados são negativos, tratam logo de mascarar os números, invertendo os valores e tentam quebrar a autoestima do seu “adversário” (as vezes aliado e, ou próximos), para que estes possam se descuidar ou se desestimular e a partir daí, eles, partem para uma possível barganha de apoio ao seu nome que não está muito bem pontuado ou com alta rejeição.
Outras pesquisas foram realizadas no município de Antonio Cardoso, no entanto, ninguém teve acesso aos números, porque eles foram favoráveis e, no entanto, o político sabe que agora ainda não é hora de assanhar “cobras”. Por outro lado, as pesquisas cujos resultados são mais para confundir os “adversários”, os números são jogados como “missa encomendada”, mas nunca divulgados de forma oficial.
Normalmente nestas pesquisas ditas de consumo interno e que são jogadas como barro na parede pra ver cola, os números são alterados e os identificados “adversários”, tratam logo de esquematizar negativamente, para que os que verdadeiramente os que estão bem pontuados, possam se desanimar, fraquejar ou abrir brechas para que os “sábios” e astutos políticos possam avançar sobre eles como abutres numa “carniça”, destruindo o sonho desse político e consequentemente da própria população, pois, os interesses destes “abutres” são destruir o que antes não tiveram coragem de construir, uma aliança forte e confiável junto ao povo, por isso se valem do jogo sujo e sorrateiro para a qualquer custo retornarem ao poder.
O povo de Antonio Cardoso já sofreu demais, é chegada a hora de uma mudança profunda. A população precisa de alguém que seja a sua cara, que tenha humildade e intimidade com os cardosenses, de alguém que frequente sua casa e eles a dele, de alguém que olhe nos olhos deles e o chame pelo nome. Tem que vir alguém que conhece os dois lados, que tem coragem para dizer sim e dizer não quando está errado, alguém que verdadeiramente valorize Antonio Cardoso e seu povo.
Estamos atentos e a verdade logo vai aparecer aguardem…