O vereador Luiz Augusto de Jesus ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (02), para informar que ele e outras pessoas vêm sofrendo ofensas por parte do líder do Governo, José Carneiro (PSL). Em vista disso, Lulinha, como é mais conhecido, cobrou um posicionamento da corregedora da Casa, vereadora Cíntia Machado (PSC).
Ele justificou a solicitação ressaltando que, segundo o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa da Cidadania, o corregedor, por ato próprio ou em virtude de representação fundamentada de terceiros, instituirá o processo disciplinar no prazo máximo de 15 dias do conhecimento dos fatos ou do reconhecimento da denúncia e o encaminhará à Mesa Diretiva da Câmara Municipal.
Lulinha disse também que cabem medidas disciplinares: “usar, em discurso ou proposição, de expressões atentatórias ao decoro parlamentar, bem como praticar ofensas físicas ou morais a qualquer pessoa, no edifício da Câmara Municipal, ou desacatar, por atos ou palavras, outro parlamentar, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal ou a Comissão, ou os respectivos presidentes”.
“Aqui nesta Casa já virou praxe as pessoas serem ofendidas e nenhuma posição ser tomada”, afirmou o vereador, informando, por exemplo, que várias vezes se sentiu ofendido pelo líder governista.
“Ontem nesta Casa, o vereador José Carneiro usou a tribuna para falar a respeito daquela polêmica do bairro da Conceição em relação a uma permuta de terra da Conceição com uma área no bairro da Queimadinha. Aqui todo mundo sabe que eu fui contra desde o início aquela permuta, quando disse que não iria votar e não voltei. O vereador José Carneiro usou esta tribuna, foi favorável, defendeu o projeto, votou e até me criticou, porque eu não votei no projeto. Eu disse nesta Casa que jamais votaria em um projeto que viesse prejudicar a comunidade do bairro da Conceição”, disse Lulinha.
Ele acrescentou: “o vereador José Carneiro tem me ofendido e ofendido também o senhor Raimundão, que é presidente de uma Associação e é liderança comunitária do bairro Conceição e do bairro Santo Antônio dos Prazeres, é chamado de capacho, carregador de pasta, constantemente nesta Casa. Raimundão também pode entrar com uma ação contra qualquer um vereador, se o discurso vier de forma pejorativa dentro desta Casa. Ontem, o vereador, além de atacar Raimundão, me atacou também, me chamando de capacho e de carregador de pasta do prefeito José Ronaldo de Carvalho”.
O vereador informou ainda que outra vítima do líder governista é o edil Edvaldo Lima (PP). “José Carneiro tem ofendido o vereador Edvaldo Lima, mandando este tomar Gardenal, dizendo que o vereador não tem parafusos na cabeça”, queixou-se Lulinha, afirmando que jamais ofendeu José Carneiro.
Ascom