Publicidade
Publicidade

Presidente Ronny destaca visita à fábrica de ônibus em São Paulo

Osvaldo Cruz
7 Min Leitura
Vereador Reinaldo Miranda
Vereador Reinaldo Miranda

 

O discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), na sessão ordinária desta segunda-feira (23), tratou, entre outras coisas,  da viagem feita a São Paulo, por uma comissão de vereadores, que visitou in loco os ônibus que estão sendo aguardados para assistir o sistema de transporte coletivo urbano da cidade.

Ronny destacou que, assim como a fábrica de ônibus, o sistema de transporte também foi observado no interior de São Paulo, uma vez que o município de Sorocaba tem quantidade de habitantes semelhante à Feira de Santana.

“O município  tem uma média de 600 mil habitantes e o transporte dispõe de quase 500 ônibus trabalhando, o dobro de Feira de Santana. Lá existe uma infraestrutura devido ao fluxo intenso, para chegar ao destino mais rápido e pagar mais barato”, salientou.

O edil informou que esteve conversando com usuários do transporte coletivo, trabalhadores da área e profissionais de imprensa da cidade de Sorocaba, visando comparar o sistema de transporte daquele município com o de Feira de Santana.

Ronny ressaltou também a viagem feita a cidade de Botucatu, na fábrica Caio Induscar, onde estão sendo fabricados os ônibus que a assistirão o transporte coletivo urbano de Feira de Santana. “Fizemos uma viagem de 400 km para Botucatu, onde está a maior empresa de carroceria da América Latina. Passamos o dia inteiro visitando essa empresa, tivemos a honra e satisfação de conhecer toda a estrutura, com toda a atenção, desde o início da fabricação até a entrega dos ônibus ao seu destino final”, disse.

O vereador agradeceu aos seus pares por terem confiado plenamente que a comissão dos edis traria informações importantes de São Paulo acerca do transporte coletivo.

O edil ressaltou que assistiu a uma palestra por parte da direção da Caio Induscar, onde obteve informações precisas a respeito da produção dos veículos da empresa, inclusive da frota que atenderá ao sistema de transporte coletivo de Feira de Santana.

Ronny informou que, na oportunidade, convidou os prepostos da referida empresa e das empresas Rosa e São João, para participarem da audiência pública que acontecerá no dia 04 de dezembro deste ano, a partir das 9 horas, no plenário da Casa da Cidadania, a fim de que à comunidade feirense, Ministério Público, OAB e demais interessados possam conhecer e debater, entre outras coisas, o funcionamento do novo sistema de transporte no município.

O presidente destacou a importância da presença de membros da empresa Caio Induscar na audiência pública. “Nós estendemos à diretora geral da Caio, que garantiu que ela estará em Feira de Santana, fará o possível, afirmou que em Feira de Santana terá um representante da maior empresa da América Latina, que, diga-se de passagem, não tem obrigação nenhuma de vir; não tem acordo ou compromisso com Prefeitura ou com a sociedade, ela vende serviço ao país todo e à América Latina. Mas, ao saber da preocupação e dos maus comentários do transporte público de Feira, ela fez questão de afirmar que a Caio estará em Feira de Santana”.

Em seguida, o edil destacou a qualidade dos veículos vistoriados e disse que a viagem dos vereadores a São Paulo teve o objetivo atingido. “São 270 ônibus novos, estivemos na fábrica onde faz o chassi até a pintura do ônibus, a colocação e montagem dos bancos, bem como a montagem de cada cinto de segurança do ônibus. 270 ônibus 0 km. Sinto-me satisfeito de ter feito essa viagem. Dos seis anos e meio que estou nesta Casa, foi a viagem mais positiva que já vi, ainda que já tenha participado de vários congressos, feito viagens importantes, como à Alemanha, para a fábrica de energia eólica. Mas observar os ônibus que estão vindo para Feira de Santana, que necessita de um transporte público de qualidade, foi a viagem mais proveitosa da minha história”, avalia.

Quanto à preocupação do vereador Carlito do Peixe (DEM) em relação à altura dos degraus dos ônibus, o presidente Ronny informou que os veículos estão dentro das normas exigidas Ibametro. “Se não estivessem, os veículos não poderiam sair da fábrica”, ressaltou.

Em aparte, o vereador José Carneiro (PSL) também se pronunciou sobre a viagem dos edis a São Paulo. “Quero aqui concordar com tudo que Vossa Excelência colocou. É interessante conhecer de perto os ônibus que vão servir a Feira de Santana. E quero estender os parabéns ao prefeito José Ronaldo, todos nós sabemos da sua luta para tirar as empresas que prestavam serviço ruim, a luta por um transporte decente, e conseguiu, inclusive enfrentando empresários na Justiça. Está de parabéns Feira, parabéns esta Casa e também o prefeito José Ronaldo”, pontuou.

Também fazendo uso do aparte, o vereador Alberto Nery (PT) respondeu a José Carneiro. “Quero dizer ao vereador José Carneiro que a licitação não foi a vontade do prefeito, mas a pressão do povo de Feira de Santana. Tudo que foi responsável pelo que aconteceu foi o prefeito. As empresas estão fazendo investimento, acreditando, mas se ele não cumprir a parte dele, vai ser um sistema fadado”, afirmou o petista.

Em seguida, Ronny concluir o pronunciamento ressaltando a importância da audiência pública.  “Vamos provocar na manhã de hoje a audiência, pois o sistema emergencial era para ser finalizado em fevereiro e as empresas querem entregar os 270 ônibus até o dia15 de dezembro. Faltam menos de 20 dias, todos os emergenciais sairão e as empresas vão cumprir o acordado. Por isso, todos os vereadores que foram a São Paulo entendem que há a necessidade de trazer os proprietários das empresas Rosa e São João, para que possam mostrar como será o trabalho em Feira de Santana”, finalizou.

Compartilhe este artigo