O povoado Lagoa Grande, no distrito Maria Quitéria, uma das comunidades quilombolas mais tradicionais de Feira de Santana, contará com uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Nos dias 20 e 21 serão realizadas palestras, apresentações culturais e artísticas, debates, e outras atividades.
A iniciativa é da Associação Comunitária de Maria Quitéria, com apoio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). O evento faz parte do Novembro Negro no município.
A abertura será no dia 20, às 14h, na Escola Vasco da Gama. Apresentações artísticas e culturais, com recorte etnicorracial, abrirão a programação. Também acontecerá uma palestra magna com o tema: “Saberes e Memórias Quilombolas” e apresentação da Quixabeira Lagoa da Camisa.
No dia 21 as atividades serão abertas às 7h, com o Café com Prosa, quando serão servidas comidas típicas de origem quilombola. Em seguida serão debatidos os temas: O Projeto Político Pedagógico Quilombola (PPPQ da Escola) e Currículo para Educação Escolar Quilombola e Relações Etnicorraciais. Durante a manhã também serão formados grupos de trabalho. O evento será encerrado com homenagem aos patriarcas e matriarcas da Comunidade Quilombola Lagoa Grande e apresentações culturais.
Ascom